Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
11 AGO 2026

Imagem do dia

Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1

Atos pelo fim da escala 6x1 mobilizam estadosTrabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.

As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.

Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.

Atos nos estados

No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.

Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.

Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.

Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.

Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.

Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.

São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.

Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.

Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.

Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Força

Santos (SP): Sindicato da estiva comemora 78 anos

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Força

Santos (SP): Sindicato da estiva comemora 78 anos

Exposição fotográfica, até sexta-feira (5), marca semana de festividade

Foto: Arquivo do Sindicato dos Estivadores de SantosFundado em 1º de dezembro de 1930, poucos dias após o desfecho da chamada Revolução de 30, comandada por Getúlio Vargas, o Sindicato dos Estivadores de Santos comemora 78 anos num difícil momento da categoria, quando a vinculação da mão-de-obra ameaça substituir o trabalho avulso.

"Isso representaria mais de 3 mil famílias estivadoras sem condições de sobrevivência", diz o presidente do sindicato, Rodnei Oliveira da Silva, reeleito para o terceiro mandato, em 6 de novembro, com 1.399 votos e posse marcada para 2 de janeiro.
O sindicalista acha que "a estiva já passou por momentos muito mais difíceis, como as ditaduras do Estado Novo e do regime militar de 64. Adquirimos experiências que hoje aplicamos na luta contra um inimigo aparentemente mais cordial e, no entanto, muito perigoso para o nosso trabalho: o mercado globalizado e suas grandes corporações".
Rodnei entende que "as grandes empresas, onde se enquadram os grandes terminais portuários, promovem hoje uma nova forma de ditadura, com base na economia e não mais nos canhões. O capitalismo está num estágio mais cruel com os trabalhadores do que naqueles idos da fundação do sindicato".

Fotos da greve de 90 em exposição

Para comemorar o aniversário do sindicato, o estivador Leonel D’Aviz expõe, na sede da Rua dos Estivadores, até sexta-feira (5), 24 fotos, de sua autoria, da greve geral no porto, em fevereiro de 1991, quando o governo Collor, por meio do presidente da Codesp, Paulo Peltier, demitiu 5.400 trabalhadores.
Leonel ficou "impressionado com aquela luta" e fotografou diversos momentos de assembléias, passeatas, repressão policial e "a vitória final dos trabalhadores, apoiados pela cidade inteira, que foram readmitidos". Hoje aposentado, com 62 anos, ele trabalhou 35 anos com fotografia.

Patrono tenentista

Há 78 anos, da luta iniciada por cerca de 500 homens, com adesão de estivadores da companhia docas (CDS) e marítimos estrangeiros, todos fascinados com a experiência do trabalho exclusivamente a bordo, nasceu o Sindicato dos Estivadores de Santos.
Essa organização havia começado 11 anos antes, em 1919, com a criação da Sociedade dos Estivadores de Santos, que sucumbiu, em 1926, após violenta repressão policial ao longo de sete anos. Em 1929, a luta entre a empresa portuária concedida à família Guinlle por 80 anos e os trabalhadores atinge características de combate.
O patrono da categoria é Miguel Costa, tenentista da vencedora Revolução de 30, que chega ao poder, em São Paulo, dividida entre ele, secretário de segurança pública no Estado, e o interventor federal, João Alberto.
Os estivadores, como os demais trabalhadores da época, não tiveram qualquer participação no movimento dos ‘tenentes’, mas apoiaram-se em Miguel Costa com uma finalidade básica: diminuir a repressão sobre as lutas sindicais.

Vargas buscou apoio sindical

Que motivos levaram Miguel Costa, um militar, a apoiar ostensivamente os estivadores na fundação do sindicato? A resposta está na Revolução de 30 e no relacionamento do tenentismo como o movimento operário.
Apesar de ter contribuído em prol das reivindicações trabalhistas, os revolucionários de 1930, que levaram Getúlio Vargas ao poder pela primeira vez, tinham reduzidos vínculos com a classe trabalhadora.
Na verdade, a adesão proletária não interessava aos tenentistas e seus compromissos de elite. Desde sua fase conspiratória, o movimento militar não queria organizar o povo, mas somente obter apoio popular.
É nessa circunstância que o general Miguel Costa entra para a história da estiva de Santos. Sua ala, no racha do recém empossado governo, defendia a canalização de reivindicações operárias e até almejava organizar os trabalhadores sob sua influência.
As divergências entre Miguel Costa e o interventor paulista João Alberto, segundo diversos historiadores, já se pronunciavam na Coluna Prestes, onde ambos militaram.

CDS, a ‘tirana’

Os estivadores não tinham a quem recorrer naquele conturbado momento, onde não havia qualquer legislação protegendo trabalhadores de qualquer setor, especialmente do porto, onde se abrigava a mão-de-obra marginalizada por péssimas condições de trabalho e baixa remuneração.
A Companhia Docas de Santos (CDS), concedida por 80 anos à família Guinlle, era a grande tirana dos estivadores. A empresa privada queria a todo custo fazer os serviços portuários em terra e a bordo, mas enfrentava pesada resistência da estiva, que mantém até hoje a condição de mão-de-obra avulsa.
"Os Guinlle faziam marcação cerrada na categoria", lembra Rodnei Silva, "em confrontos nada amistosos, que resultaram em algumas baixas de ambas as partes". Para isso, segundo ele, a rica família contava com apoio das elites, principalmente exportadores, e de poderosos como o desafeto de Miguel Costa, o interventor João Alberto.

Violência marca 1919

O ano de 1919, quando o sindicalismo portuário ainda não era reconhecido institucionalmente, foi marcado por fatos históricos importantes. Sob orientação anarquista, os estivadores e doqueiros da CDS fizeram uma greve que provocou violenta repressão policial e o assassinato de um administrador da empresa, Ascelino Dantas.
A paralisação foi vitoriosa para os estivadores, que conseguiram jornada de oito horas, e derrota para 2.100 portuários da CDS, substituídos por fura-greves. Nesse mesmo ano de 1919, nasce a Sociedade dos Estivadores de Santos, fechada, em 1926, com forte ação policial.

Osvaldo Pacheco está na história

Osvaldo Pacheco da Silva, ex-presidente do sindicato, foi deputado federal constituinte eleito em 1945, pelo PCB, junto com próceres como o escritor Jorge Amado, todos cassados pelo presidente da República, general Eurico Gaspar Dutra, eleito no mesmo ano.
Pacheco foi presidente da Federação Nacional dos Estivadores e sempre militou no PCB. Foi um dos últimos presos políticos libertos, no presídio do Barro Branco, onde foi visitado, pouco antes da anistia de 1979, pelo então senador Teotônio Vilela (Arena e depois MDB). Patrícia Galvão, jornalista, escritora, poetisa, intelectual, Pagu, no PCB, também tinha ligação grande com o sindicato.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Estivadores de Santos

Últimas de Força

Todas de Força
Mobilização na Paulista cobra jornada de 40 horas
Força 27 AGO 2026

Mobilização na Paulista cobra jornada de 40 horas

Metalúrgicos SP doam 2,5 toneladas de alimentos e roupas
Força 27 AGO 2026

Metalúrgicos SP doam 2,5 toneladas de alimentos e roupas

CODEFAT debate emprego, renda e proteção ao trabalhador
Força 27 AGO 2026

CODEFAT debate emprego, renda e proteção ao trabalhador

Conselho busca apoio para derrubar vetos à LDO de São Paulo
Força 27 AGO 2026

Conselho busca apoio para derrubar vetos à LDO de São Paulo

Força Sindical vai ao STF em defesa do mandato sindical
Força 27 AGO 2026

Força Sindical vai ao STF em defesa do mandato sindical

Mobilização do dia 30 reforça luta pela jornada de 40 horas
Força 27 AGO 2026

Mobilização do dia 30 reforça luta pela jornada de 40 horas

Sindec mobiliza comerciários para assembleia salarial
Força 27 AGO 2026

Sindec mobiliza comerciários para assembleia salarial

Fertilizantes e indústria nacional pautam encontros em Brasília
Força 27 AGO 2026

Fertilizantes e indústria nacional pautam encontros em Brasília

TST debate limites ao controle do uso do banheiro
Força 26 AGO 2026

TST debate limites ao controle do uso do banheiro

Festival Sabores da Fazenda terá entrada gratuita em Mogi
Força 26 AGO 2026

Festival Sabores da Fazenda terá entrada gratuita em Mogi

Eletricitários de SP lançam pesquisa para ouvir trabalhadores
Força 26 AGO 2026

Eletricitários de SP lançam pesquisa para ouvir trabalhadores

Trabalhadores da saúde anunciam paralisação em São Paulo
Força 26 AGO 2026

Trabalhadores da saúde anunciam paralisação em São Paulo

Dia 30 terá mobilização nacional pelo fim da escala 6×1
Força 26 AGO 2026

Dia 30 terá mobilização nacional pelo fim da escala 6×1

PROSSIGA inicia nova etapa de qualificação em Catalão
Força 25 AGO 2026

PROSSIGA inicia nova etapa de qualificação em Catalão

Metalúrgicos fazem assembleia da Campanha Salarial 2026
Força 25 AGO 2026

Metalúrgicos fazem assembleia da Campanha Salarial 2026

Força Sindical leva voz dos trabalhadores a seminário no TCU
Força 25 AGO 2026

Força Sindical leva voz dos trabalhadores a seminário no TCU

Eusébio Neto debate desafios do movimento sindical
Força 25 AGO 2026

Eusébio Neto debate desafios do movimento sindical

CNJ amplia diálogo por Política Nacional de Trabalho Decente
Força 25 AGO 2026

CNJ amplia diálogo por Política Nacional de Trabalho Decente

Sindicatos discutem concessões da Enel e cobram garantias
Força 25 AGO 2026

Sindicatos discutem concessões da Enel e cobram garantias

Jornada de 40 horas e fim da escala 6×1 avançam no Senado
Força 25 AGO 2026

Jornada de 40 horas e fim da escala 6×1 avançam no Senado

Força Sindical e OIT debatem desafios do trabalho no Brasil
Força 24 AGO 2026

Força Sindical e OIT debatem desafios do trabalho no Brasil

Metalúrgicos SP preparam assembleia da Campanha Salarial 2026
Força 24 AGO 2026

Metalúrgicos SP preparam assembleia da Campanha Salarial 2026

“Momento é decisivo para acabar com escala 6×1”, diz Juruna à JovemPan
Força 24 AGO 2026

“Momento é decisivo para acabar com escala 6×1”, diz Juruna à JovemPan

Sinthoresp amplia atuação internacional com filiação à ITF
Força 21 AGO 2026

Sinthoresp amplia atuação internacional com filiação à ITF

Sintracon-SP promove 2º Campeonato de Dominó
Força 20 AGO 2026

Sintracon-SP promove 2º Campeonato de Dominó

Eletricitários recebem orientação sobre assédio e NR-1
Força 20 AGO 2026

Eletricitários recebem orientação sobre assédio e NR-1

Metalúrgicos definem pauta da Campanha Salarial dia 28
Força 20 AGO 2026

Metalúrgicos definem pauta da Campanha Salarial dia 28

Ato em Santa Catarina reforça luta pela jornada de 40 horas
Força 19 AGO 2026

Ato em Santa Catarina reforça luta pela jornada de 40 horas

SinSaúdeSP mobiliza trabalhadores após rejeição de proposta patronal
Força 18 AGO 2026

SinSaúdeSP mobiliza trabalhadores após rejeição de proposta patronal

FEQUIMFAR prepara novos dirigentes para atuação sindical
Força 18 AGO 2026

FEQUIMFAR prepara novos dirigentes para atuação sindical

Aguarde! Carregando mais artigos...