Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Imprensa
São Paulo (SP): Força cria seu ‘Agente 86’ para criticar ação
terça-feira, 9 de abril de 2013
Imprensa
Jaélcio Santana
|
A brincadeira foi motivada após o Estado revelar na semana passada que uma operação coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), pasta que comanda a Abin, monitorava o movimento sindical no Porto de Suape, em Pernambuco, para evitar que a categoria incentivasse paralisações em outros portos brasileiros. Possível candidato à Presidência em 2014, Campos liderava o movimento de oposição à medida provisória dos portos.
O governador não comentou o assunto, mas a atitude foi criticada pelo presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), conhecido como Paulinho da Força. ‘Nós não concordamos com o jeito de fazer (política do governo Dilma). Não atende, não conversa. E quando começamos a criticar, põe a Abin na cola das pessoas.’
Segundo Paulinho, ele e outros parlamentares vão aprovar amanhã um requerimento na Comissão de Trabalho da Câmara para convocar os representantes do GSI e da Abin para dar explicações sobre o caso no Congresso. ‘Nós não podemos aceitar que numa democracia continue se espionando os sindicatos’, afirmou. Na semana passada, a Força Sindical emitiu uma nota de repúdio sobre o assunto.
Ao final do evento, o Estado perguntou o nome do homem fantasiado, que usava uma placa de Agente 86, em referência a um seriado americano da década de 60, que relatava as aventuras de um espião atrapalhado. ‘Eu sou um agente do serviço secreto da Presidência. Não posso revelar a minha identidade’, brincou.