Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
5 FEV 2025

Imagem do dia

Presidente da Força reúne-se com Ministro Marcio Macêdo O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, reuniu-se com o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcio Macêdo, nesta terça-feira (4), debater propostas para o Brasil.

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Imprensa

São Paulo (SP): Setor de cargas sofre para atrair caminhoneiros

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Imprensa

São Paulo (SP): Setor de cargas sofre para atrair caminhoneiros

Estimativas indicam que faltam 120 mil motoristas; desinteresse pela profissão diante dos riscos é um dos motivos apontados

André Vieira

“Sem caminhão, o Brasil para”, dizia a velha frase de para-choque exposta em milhares de veículos pesados que circulam pelas rodovias brasileiras.

Nos últimos tempos, isso não acontece mais. Sobra caminhão no Brasil. O que falta são caminhoneiros.

“Grandes empresas têm ficado com 100 a 150 caminhões parados por falta de condutor”, diagnostica Francisco Pelucio, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp).

‘Sou do mundo’, dizem os caminhoneiros apaixonados
Nos cálculos da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), o setor precisa atrair 120 mil motoristas por ano. “Há um claro desinteresse pela profissão”, diz o presidente da entidade, Flávio Benatti.

Sem motoristas e com caminhões parados, cargas ficam no pátio, sob o risco de paralisar fábricas e entregas ao comércio, causando milhões em prejuízos.

Enquete da própria NTC & Logística mostrou que 43% dos executivos do setor apontaram a falta de motoristas e ajudantes como o principal fator de limitação do crescimento em 2011.

Vendas recordes de veículos

A formação de novos motoristas não acompanha o ritmo de vendas de caminhões. No ano passado, 157 mil veículos pesados foram licenciados, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Até maio de 2011, quase 70 mil veículos grandalhões receberam autorização para trafegar.

Uma pequena parcela dos novos caminhões substitui a frota antiga, calculada em 2,1 milhões de veículos, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – a idade média da frota é de 16,5 anos. Mas a maior parte depende do ingresso de novos motoristas.

Um dos problemas é a falta de desejo dos jovens de enfrentar estradas mal conservadas, roubos de cargas, em jornadas de trabalho quase solitárias de 10 a 12 horas numa cabine, longe da família por semanas ou até meses.

Sem falar, as reclamações recorrentes quanto à remuneração diante dos riscos relacionados à profissão.

“Hoje, em dia, um motorista que leva uma carga de R$ 1 milhão recebe cerca de R$ 1 mil por um frete percorrendo vários Estados. É um despropósito”, diz Ailton Gonçalves, advogado do Sindicato dos Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo (Sindicam), que defende algumas propostas no Estatuto do Motoristas, projeto de lei do Senado, que está em audiência pública.

Carga Pesada

As peripécias dos caminhoneiros Bino e Pedro, personagens do seriado de TV ‘Carga Pesada’, parecem ter ficado para história. “Antigamente, o pai caminhoneiro levava o filho para trabalhar. Com 15 anos, ele já tinha decidido que queria ser motorista e, aos 18 anos, começava a paixão por ser caminhoneiro”, diz Pelucio, do Setcesp. “Isso não existe mais.”

Outro fator é a exigência maior por capacitação dos motoristas para entender as inovações introduzidas pelas montadoras de caminhões mais sofisticados.

Ao contrário do passado, quando a força física do motorista fazia a diferença, hoje se exige dos jovens um grau maior de conhecimento – no mínimo segundo grau – para assimilar as técnicas de direção em frente a um painel cheio de botões e sistemas eletrônicos.

As empresas têm se esforçado a mitigar o problema. “Fazemos de 6 mil a 7 mil treinamentos de motoristas por ano nas várias ações voltadas aos clientes das nossas concessionárias”, diz o gerente de treinamento de pós-vendas da Mercedes-Benz, Ricardo Furuya.

Além dos já tradicionais sistemas de rastreamentos e de freios, os caminhões têm saída das fábricas com mais tecnologia embarcada, o que obriga os motoristas a conhecerem as melhores formas de dirigir o veículo e economizar combustíveis, um dos itens que bem pesando cada vez mais no bolso das transportadoras de cargas.

O caminhão mais moderno da montadora alemã, da linha Actros, lançado em 2010, traz desde sistemas de orientação de faixa de rolagem (que alerta o motorista quando o caminhão sai da via) ao controle de proximidade (que ajusta a distância regular com o veículo da frente).

Para Benatti, da NTC & Logística, a imagem do motorista de caminhão, apontado pela sociedade como um vilão das grandes metrópoles por impedir a mobilidade urbana, precisa mudar.

“Não foram os motoristas que planejaram mal as cidades ou deixaram de investir na infraestrutura brasileira”, diz Benatti. “Se a sociedade não fizer um esforço conjunto para valorizar a profissão, isso será pior para o próprio País.”

Fonte: Portal IG

Últimas de Imprensa

Todas de Imprensa
Trabalhadores da indústria farmacêutica iniciam Campanha Salarial e Social 2025
Força 5 FEV 2025

Trabalhadores da indústria farmacêutica iniciam Campanha Salarial e Social 2025

A Emergência da Direita Reacionária no Cenário Político Mundial Contemporâneo
Artigos 5 FEV 2025

A Emergência da Direita Reacionária no Cenário Político Mundial Contemporâneo

Presidente da Força reúne-se com Ministro Marcio Macêdo
Imagem do dia 5 FEV 2025

Presidente da Força reúne-se com Ministro Marcio Macêdo

Frentistas do Rio entregam pauta de reivindicação salarial aos patrões
Força 5 FEV 2025

Frentistas do Rio entregam pauta de reivindicação salarial aos patrões

Campanha de conscientização garante mais direitos às trabalhadoras do Sul do Estado
Força 5 FEV 2025

Campanha de conscientização garante mais direitos às trabalhadoras do Sul do Estado

Metalúrgicos de Guarulhos: Campeonato de Futebol 40+ começa domingo
Força 5 FEV 2025

Metalúrgicos de Guarulhos: Campeonato de Futebol 40+ começa domingo

Diesat vai realizar 1º Congresso Nacional de Saúde do Trabalhador(a)
Força 4 FEV 2025

Diesat vai realizar 1º Congresso Nacional de Saúde do Trabalhador(a)

Sindicalistas vão ao TST reivindicar reintegração de trabalhadores na GM
Força 4 FEV 2025

Sindicalistas vão ao TST reivindicar reintegração de trabalhadores na GM

O impacto do Bolsa Família na economia brasileira. Desafios e soluções propostas
Artigos 4 FEV 2025

O impacto do Bolsa Família na economia brasileira. Desafios e soluções propostas

Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba completa 105 anos de luta
Força 4 FEV 2025

Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba completa 105 anos de luta

Força Sindical participa de Congresso Sindical em Belarus
Força 4 FEV 2025

Força Sindical participa de Congresso Sindical em Belarus

Metalúrgicos da Nova Delpre conquistam PLR
Força 3 FEV 2025

Metalúrgicos da Nova Delpre conquistam PLR

Frentistas de SP definem pauta da campanha salarial 2025
Força 3 FEV 2025

Frentistas de SP definem pauta da campanha salarial 2025

Processo de desindustrialização está sendo revertido, diz Cappelli
Imprensa 3 FEV 2025

Processo de desindustrialização está sendo revertido, diz Cappelli

Sindicato dos Metalúrgicos lançará livro com sua história
Imprensa 3 FEV 2025

Sindicato dos Metalúrgicos lançará livro com sua história

Luiz Gonzaga canta: Xote Ecológico; música
Força 31 JAN 2025

Luiz Gonzaga canta: Xote Ecológico; música

Seminário dos Urbanitários nesta sexta-feira (31)
Força 31 JAN 2025

Seminário dos Urbanitários nesta sexta-feira (31)

Sindest estreita laços na Câmara de Vereadores de Santos
Força 31 JAN 2025

Sindest estreita laços na Câmara de Vereadores de Santos

Vídeos 31 JAN 2025

Presidente da Força Sindical, Miguel Torres, participa do Seminário dos Urbanitários da Paraíba

SINPOSPETRO-RJ entrega pauta salarial dos Frentistas do Rio na próxima semana
Força 31 JAN 2025

SINPOSPETRO-RJ entrega pauta salarial dos Frentistas do Rio na próxima semana

Empresa desiste de comprar terreno da Cobrasma
Força 31 JAN 2025

Empresa desiste de comprar terreno da Cobrasma

Emprego formal teve crescimento de 16,5% em 2024
Imprensa 30 JAN 2025

Emprego formal teve crescimento de 16,5% em 2024

Força organiza participação na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador
Força 30 JAN 2025

Força organiza participação na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador

Sintrabor firma acordo em prol da saúde mental do trabalhador
Força 30 JAN 2025

Sintrabor firma acordo em prol da saúde mental do trabalhador

Trabalho escravo: mais de 2 mil foram resgatados no Brasil em 2024
Imprensa 30 JAN 2025

Trabalho escravo: mais de 2 mil foram resgatados no Brasil em 2024

Diap alerta sindicatos para votação do custeio do movimento sindical
Imprensa 30 JAN 2025

Diap alerta sindicatos para votação do custeio do movimento sindical

Quem cala, consente
Artigos 30 JAN 2025

Quem cala, consente

Nota de apoio e solidariedade ao presidente do IBGE, Marcio Pochmann
Força 30 JAN 2025

Nota de apoio e solidariedade ao presidente do IBGE, Marcio Pochmann

Nota – Ano começa com taxa de “Juro Galopante”
Força 29 JAN 2025

Nota – Ano começa com taxa de “Juro Galopante”

Metalúrgicos SP mobilizam, informam e garantem conquistas à categoria
Força 29 JAN 2025

Metalúrgicos SP mobilizam, informam e garantem conquistas à categoria

Aguarde! Carregando mais artigos...