Na tarde de terça-feira (20 de fevereiro), a Força Sindical do Paraná deu o pontapé inicial para a criação do Conselho da Mulher da Força PR.
Em reunião no Instituto Theodoro Cassins (ITC), em Curitiba, estiveram presentes lideranças de diversos Sindicatos filiados à Central para participar do encontro onde foi criado a regional Sul do Conselho, que engloba Sindicatos da capital, litoral do estado e dos Campo Gerais.
No dia 27 de fevereiro, a Força esteve em Maringá, para criar a regional NorteNoroeste do Conselho e, no dia 05 de março, em Pato Branco, criará a regional OesteSudoeste do Conselho.
O objetivo das reuniões é formatar um estatuto para a criação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher da Força PR a ser criado e lançado no próximo dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher.
“Estamos percorrendo o estado para criar os Conselhos regionais e depois preparar a criação do Conselho Estadual. Com os conselhos, a mulher trabalhadora terá mais uma ferramenta para lutar contra a discriminação e por projetos que assegurem sua participação nas atividades políticas, econômicas e culturais da sociedade em que vive. Apesar dos avanços que tivemos na luta pela emancipação da mulher, ainda temos vários desafios pela frente como a luta pela equiparação salarial e mais abertura nos espaços de poder”, diz o presidente da Força Paraná, Sérgio Butka.
A reunião de Curitiba contou com ampla participação de diversos Sindicatos, entre eles, o dos aposentados do Paraná, Gráficos, psicólogos, fósforos, motoristas e cobradores de Curitiba, dos professores de escolas particulares, metalúrgicos de Curitiba e Paranaguá e dos trabalhadores de bebidas e alimentação.
A Força Sindical do Paraná está percorrendo o Estado para criar os Conselhos Regionais dos Direitos da Mulher da Força Paraná.
O objetivo do Conselho será debater e formular propostas visando eliminar a discriminação contra a mulher e assegurar sua participação nas atividades políticas, econômicas e culturais do país.
No próximo dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Força pretende criar o Conselho estadual. Entre nessa luta, trabalhadora.