Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
11 ABR 2024

Imagem do dia

[caption id="attachment_60940" align="aligncenter" width="700"]Diálogo Sindical em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Foto: Jaélcio Santana[/caption]

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Relações Internacionais

RELATORIO GERAL SOBRE PARTICIPAÇÃO DA DELEGAÇÃO DA FORÇA SINDICAL NOS ENCONTROS BILATERAIS NA CHINA

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Relações Internacionais

RELATORIO GERAL SOBRE PARTICIPAÇÃO DA DELEGAÇÃO DA FORÇA SINDICAL NOS ENCONTROS BILATERAIS NA CHINA

A convite da Federação Nacional dos Sindicatos da China (FNSCh), uma delegação da Força Sindical visitou o "Gigante asiático", entre os dias 05 a 13 de janeiro de 2008, em missão oficial, para encontros de intercâmbio e troca de informações sobre diversos assuntos da realidade dos trabalhadores e a conjuntura política, econômica e social dos dois paises.

A nossa delegação foi composta por 15 companheiros (as), sendo 13 dirigentes sindicais e 02 assessores (Conforme relação anexa). Na ocasião participamos do Fórum Internacional sobre Globalização, trabalho decente e os sindicatos, mantivemos encontros setoriais com dirigentes sindicais da FNSCh, e autoridades do governo central, alem de importantes visitas a empresas dos setores Metalúrgicos, Comercio, Têxtil e Químicos, em três importantes cidades da China: Pequim, Chongqing e Shanghai.

INTRODUÇÃO:

Considerando a importância da unidade dos trabalhadores e do movimento sindical internacional para fazer frente aos desafios da globalização, e o fortalecimento das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras em âmbito mundial, a Força Sindical, através da sua Secretaria de Relações Internacionais vem incentivando uma série de intercâmbios bilaterais com as organizações sindicais de diversos paises dos cinco continentes, inclusive com os paises asiáticos, para conhecer mais de perto a realidade dos trabalhadores e suas organizações sindicais e sociais em cada pais.

A iniciativa da Central tem como objetivo estreitar cada vez mais as relações sindicais, políticas e fraternas com as entidades internacionais tendo como base a o respeito a diversidade de pensamento e particularidade de cada pais. Nesse sentido defendemos a solidariedade efetiva, a cooperação mútua e o intercâmbio sobre temas de interesse comum no intuito de contribuir na elaboração de propostas que permitam dar respostas concretas aos graves problemas que enfrentam as trabalhadoras no mundo.

Na visão da Força Sindical, os trabalhadores, a sociedade civil organizada e o sindicalismo internacional, têm grandes desafios pela frente. As questões de maiores preocupação e relevância são: o desemprego, a jornada de trabalho,

o dialogo social, a liberdade sindical, os processos de integração, os tratados de livre comercio (TLC), a migração de empresas e mão de obra barata para locais onde não existe ou está debilitada a ação sindical, o trabalho decente, as questões de gênero, juventude, trabalho infantil e os direitos humanos.

Neste contexto que é preciso procurar a unidade dos trabalhadores e suas organizações sindicais no mundo. É necessária articulação e unidade de ação com as diversas correntes sindicais internacionais para a elaboração de uma estratégia e um plano de trabalho para o fortalecimento das entidades sindicais nacionais para que os trabalhadores possam ter um papel de destaque na luta dos direitos sociais e melhores condições de vida para todos os povos do mundo.


PEQUIM – 03 / 08 / 2008 (Sábado)

Na chegada ao Aeroporto internacional de Pequim, a delegação foi recebida de forma calorosa e muito fraterna pela organização do Fórum Internacional e os representantes da FNSCh, fomos encaminhados diretamente para Hotel.

Na parte da tarde fomos convidados pela FNSCh para uma visita a Praça da Paz Celestial e a Cidade Proibida o qual podemos considerar como uma visita de estudo pela quantidade e qualidade de informações e impressões que são dadas ali sobre a historia e a cultura milenar da China.

No fim do dia tivemos um encontro no departamento internacional do Partido Comunista da China, onde fomos recebidos de forma oficial e muito fraterna pelo Secretario Internacional e Membro do Comitê Central do Partido Comunista da China.

Na ocasião, houve troca de informações em geral sobre o Brasil e China, as conjunturas nacionais e a importância do fortalecimento das relações bilaterais entre as organizações sindicais irmãs e as instituições representativas do povo. O secretario internacional do Partido, fez um discurso sobre a trajetória histórica da China, apontando os momentos de gloria, e de grandes dificuldades, desde a revolução Cultural, passando pelos eventos da Praça da Paz Celestial, até o sucesso atual do surpreendente crescimento econômico dos últimos anos.

O nosso grandioso Partido Comunista da China concluiu com sucesso seu ultimo congresso no ano passado, ali foram tomadas decisões importantíssimas que continuaram a determinar o presente e o futuro do nosso povo, "Em nome da nossa amizade, gostaria de dizer com franqueza aos amigos da Força Sindical, que nós na China não estamos mais trilhando o caminho do projeto de socialismo que vínhamos aplicando no passado", a China esta determinada a continuar na construção de um modelo de socialismo bem aplicado que atenda aos anseios mas elementares da nossa sociedade, Moradia digna, Saúde, Educação, trabalho decente, e qualidade de vida para nosso povo, disse o dirigente.

Temos certeza, que a globalização com justiça social será o nosso caminho para alcançarmos nossos objetivos e ajudarmos os outros paises irmãos a superar cada um do seu jeito os problemas e dificuldade enfrentados, o processo de globalização não pode ser sobre a base da ganância pela ganância, tendo como figura personagens que fazem a política "sorrateira", como o presidente de EUA, que recentemente se referiu ao presidente da Coréia do Norte com a forma de tratamento de meu querido amigo!! "Os resultados positivos da globalização deverão ser bem aplicados e utilizados em beneficio dos nossos povos, os ganhos e os desafios devem ser compartilhados de forma recíproca entre os paises e a sociedade envolvidos", concluiu.

O Secretario de relações internacionais, Nilton Souza Silva (NECO), agradeceu a recepção, fez uma apresentação da delegação, e falou positivamente sobre a conjuntura brasileira, as políticas sociais e a implementação do dialogo social pelo Governo do presidente LULA. Citou o esforço da Central para fortalecer o trabalho dos setores por ramo de atividade, e o avanço do movimento sindical brasileiro no sentido estar cada vez mais a procura da unidade de ação, na defesa do interesse comum para os trabalhadores. Frisou aspectos importantes, como o aumento do salário mínimo, a proposta da reforma sindical, as campanhas salariais e a luta conjunta por melhores condições de vida dos trabalhadores e a sociedade brasileira.

Destacou os princípios e propostas defendidas pela Central, indicando a importância da democracia, pluralidade e diversidade de pensamento, a solidariedade efetiva entre os trabalhadores e suas organizações, e a unidade de ação do movimento sindical internacional em tornos de objetivos comuns, como forma de enfrentar os efeitos negativos da Globalização.

06/01/2008 (Domingo)

A delegação participou de varias atividades integradas com as outras delegações de 25 paises que participavam do Fórum Internacional, entre elas a CUT e UGT do Brasil. Visitamos a Grande Muralha (Templo do Céu), Jantar de boas vinda oferecido pela FNSCh, e convite especial para assistir ao balé russo "Corsário" no grandioso e recém inaugurado teatro nacional da China, uma das mais importantes obras de arquitetura moderna de Pequim.


07 e 08 /01/2008 (Segunda e Terça feira)

Participação em pleno de toda a delegação no Fórum Internacional sobre Globalização Econômica e Sindicatos, 2008, Organizado pela Federação Nacional dos Sindicatos da China. A abertura do Fórum aconteceu no Grande Palácio do Povo (Parlamento Chinês) com a presencia do Excelentíssimo Sr Presidente da Republica Popular da China. Hu Jintao, o qual fez o discurso Central de abertura do Fórum. O Presidente agradeceu a presença de todas as delegações internacionais e nacionais presentes no evento, defendeu a importância de um mundo em paz e a convivência harmoniosa entre as nações e povos, declarando que a China esta determinada a trabalhar conjuntamente para garantir esses objetivos, procurando cada vez mais que aja uma maior e melhor reciprocidade e distribuição dos benefícios da globalização, encorajando a todos os paises que desejarem a unir-se em torno desses objetivos comuns para enfrentar as desigualdades sociais e os efeitos negativos da Globalização.

Pouco antes da abertura do Fórum, o presidente, Hu Jintao, tirou uma foto oficial com todos os delegados internacionais presentes na abertura do evento. Após abertura as atividades continuaram no Palácio do Povo Chinês (Hotel da FNSCh).

Durante os dias de debate no Fórum foram mais de 45 apresentações de representantes de 25 paises, entre elas a nossa representante oficial no Fórum a companheira Maria Auxiliadora dos Santos, Secretaria Adjunta da Mulher da FS, e presidente do Sindicato dos Brinquedos da São Paulo, no discurso a delegação defendeu uma globalização mais justa, a democracia, o trabalho decente, a liberdade sindical, reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva, fim do trabalho forçado e trabalho infantil, extensão da proteção social e o dialogo social, em qualquer canto do mundo globalizado. Intervieram na sessão de debate livre os (as) companheiros (as), Nair Goulart, Vice presidente de FS, Jefferson Coriteac, Secretario Nacional da Juventude da FS, Francisco Fernandes Sales (CHIQUINHO), Vice presidente da Federação dos Metalúrgicos de São Paulo, Antonio Vitor, Diretor da Federação da Alimentação de São Paulo, Adonis Fernandes, Secretario Geral dos Metalúrgicos de Santo André, Antonio Johann, Presidente do SANALBA – RS, Adalberto Galvão, Secretario Geral da FS, Bahia.

CHONGQING / SHANGHAI – 09 a 12 /01/2008

Na cidade de Chongqing, nos dias 09 e 10, a delegação participou dos encontros setoriais bilaterais com os sindicatos dos comerciários, Químicos e a Federação dos Sindicatos de Chongqing, filiada a FNSCh, seguida de jantar de boas vidas.

Na cidade de Shanghai, nos dias 11 e 12, mantivemos encontros setoriais bilaterais com os sindicatos, Metalúrgicos, Têxtil, e a Federação dos Sindicatos de Shanghai, filiada a FNSCh.

Após os encontros de intercambio e troca de informações com os máximos dirigentes sindicais, políticos e empresariais, a delegação foi convidada a visitar as respectivas empresas de cada setor.

No caso da cidade de Chongqing, no dia 09/01, visitamos o Shoppig New Century do Grupo CGTG (10 andares), uma empresa estatal que segundo os dirigentes é uma das maiores da cidade, e esta entre as 100 maiores empresas da China, e no dia 10/01, conhecemos as instalações da empresa química Sinopec Sichuan Vinylon Works, também estatal, e muito bem situada na pontuação das maiores empresas do ramo na China, pela sua estrutura, capacidade de produção e lucro.

Em Shanghai, no dia 11/01, visitamos a empresa Metalúrgica Baosteel, igualmente estatal, é uma das maiores companhias do ramo na China, com abrangência internacional, inclusive no Brasil em Vitória, ES, na ocasião conhecemos a linha de produção de Chapas de aço Inox.

Nesses encontros bilaterais entre os setores afiliados às duas organizações, houve muito boa receptividade, hospitalidade e muita fraternidade por parte dos dirigentes das entidades visitadas. A delegação foi muito bem recebida pelos máximos dirigentes de todas as entidades filiadas a FNSCh.

Os dirigentes de cada setor da Força Sindical, Danilo Pereira (Presidente da FEQUIMFAR), Francisco Sales – CHIQUINHO, Vice presidente da Federação dos Metalúrgicos de SP, Maria Rosangela Lopes, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Santa Rita de Sapucaí – MG, José Antonio Simão, da Executiva do sindicato das Costureiras de SP, Álvaro Boessio, Presidente da Federação do Calçado e Vestuário do RS, e Nilton Souza Silva – NECO, Presidente do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre, agradeceram a recepção oferecida e falaram sobre os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores de seus respectivos setores no Brasil, destacando as principais ações e bandeiras de luta: Por mais e melhores salários, Redução da Jornada de Trabalho, salário mínimo, Dialogo Social, Legalização das Centrais Sindicais, Concorrência (Em muitos casos desleal) principalmente nos setores têxtil, Calçado e vestuário, Brinquedos, implementação da agenda de trabalho decente, a questão do trabalho infantil e Gênero, e importância do fortalecimento das relações bilaterais entre as organizações.

12/01/2008 (Sábado)

City Tour pela cidade de Shanghai, e Retorno para o Brasil.


CONCLUSSÕES:

A expressão de solidariedade, fraternidade e amizade estiveram presentes em cada encontro e cumprimento dos companheiros chineses. Foram discutidos assuntos relativos a cada setor, sendo que, na questão da estrutura e organização sindical as nossas experiências são totalmente diferentes, pois é difícil diferenciar a relação entre sindicato, partido político e Governo.

Os problemas enfrentados são similares: Desemprego, precarização do emprego, terceirização, informalidade, baixos salários. Porem, em geral há uma avaliação positiva das políticas implementadas pelo atual Governo Chinês, principalmente no que diz respeito ao crescimento econômico da China (acima de 9% nos últimos anos), importante investimento do Estado, em infra-estrutura, educação, moradia, saúde, lazer, e novas tecnologias.

Ficou evidente no discurso do Presidente Hu Jintao, e em quase todos os discurso dos demais dirigentes chineses, sindicalistas, empresário, políticos ou do governo, que o pais esta levando muito a serio o projeto de ser a maior e melhor nação do mundo daqui a 50 anos, em termos políticos, econômicos e sociais. Nesse sentido, estão empenhados em fazer de tudo que tiver ao alcance, para manter o equilíbrio multilateral das relações internacionais e contribuir para a manutenção da paz mundial, investindo pesadamente na questão cientifica, tecnológica, educacional, em infra-estrutura e na melhoria da qualidade de vida do povo chinês.

Estão procurando parcerias com o maior numero de paises e organizações sociais possíveis, sobre a base do respeito mutuo das diferencias, sejam culturais, políticas, ideológicas, religiosas ou econômicas. Através da proposta de uma Globalização justa, cujos benefícios sejam adequadamente recíprocos entre os paises envolvidos no processo, e bem aplicados na melhoria das condições de vida de todos os povos.

Os dirigentes da Força Sindical deixaram o convite às entidades para virem ao Brasil e aprofundarem mais o intercâmbio sobre esses e outros assuntos de interesse dos setores sindicais afiliados as duas organizações.

A visita às entidades sindicais chinesas foi muito positiva. Percebemos claramente que embora os países ou regiões, tenham suas diferencias e particularidades, há muitos problemas em comuns e que os companheiros (as) sentem essa necessidade de troca de informações e intercambio para fortalecer os laços de fraternidade e solidariedade entre os trabalhadores e as entidades sindicais no mundo.

Não há dúvida alguma de que iniciativas como esta fortalece a posição da Central no cenário internacional a cada dia. O apoio da Central, com a participação ativa e o entrosamento dos setores, Químicos, Alimentação, Metalúrgicos, Comerciários, Costureiras, Vestuário e calçado, Brinquedos, etc, têm sido e será fundamental para alcançar os objetivos e metas traçadas.

Os dirigentes da Força Sindical deixaram o convite às entidades para virem ao Brasil e aprofundarem mais o intercâmbio sobre esses e outros assuntos de interesse dos setores sindicais afiliados as duas organizações.

VISITA DE INTERCAMBIO – FORÇA SINDICAL – FNSCh, CHINA

DELEGAÇÃO FORÇA SINDICAL:

NOME

ENTIDADE

CARGO

ESTADO

       

Nilton Souza Silva – NECO

Comerciários de Porto Alegre

Presidente – SINDEC

Séc Internacional – FS

RS

Nair Goulart

Força Sindical- Bahia

Presidende – FS, Bahia

Vice Presidente FS Nacional

BA

Danilo Pereira

FEQUIMFAR –SP

FS, SP

Presidente

Executiva FS

SP

Francisco Sales Gabriel – CHIQUINHO

Federação Metalúrgicos de São Paulo

Vice Presidente – Fed Met-SP.

Executiva – FS

SP

Alvaro Davi Boessio

Federação do calçado e Vestuário do RS

Presidente FETICVERGS.

Deputado RS

Direção Nacional- FS

RS

Antonio Johann

Federação dos SENALBAS – RS

Presidente.

Direção nacional -FS

RS

Elida Capitão

SINDEC – POA

Assessoria

RS

Adalberto Galvão – BEBETO

SINDPAV

Presidente

Executiva FS

BA

Antonio Vitor

Federação Alimentação – SP

Direção Executiva

FETIASP – FS

SP

Maria Rosângela Lopes

Sind Metalúrgicos- SRT-Sapucai – MG

Presidente

MG

Adonis Bernardes

Sindicato Metalúrgicos Sto Andre

Secretario Geral.

Executiva – FS

SP

José Antonio Simão

Sindicato Costureiras – SP

Executiva

Séc Juventude FS-SP,

SP

Jefferson Coriteac

Sind Metalúrgicos – SP

Executiva Séc Nacional Juventude – FS

SP

Maria Auxiliadora dos Santos

Sind Brinquedos

Presidente

Séc Adjunta

SP

Ortelio Palácio Cuesta

Força Sindical

Assessor p/ Assuntos Internacionais

SP

Fraternalmente
Nilton Souza Silva (NECO) – Secretario de Relações Internacionais
Fonte: Secretaria de Relações Internacionais

Últimas de Relações Internacionais

Todas de Relações Internacionais
Presidente da Força participa de Seminário promovido pela FETRAMICO
Força 11 ABR 2024

Presidente da Força participa de Seminário promovido pela FETRAMICO

SMC realiza atividade sobre aplicação da Lei de Igualdade Salarial
Força 11 ABR 2024

SMC realiza atividade sobre aplicação da Lei de Igualdade Salarial

Diálogo Sindical em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Imagem do dia 11 ABR 2024

Diálogo Sindical em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

O esquenta do 1º de Maio
Artigos 11 ABR 2024

O esquenta do 1º de Maio

SINPOSPETRO-RJ rejeita proposta patronal e luta pela equiparação salarial no Rio
Força 11 ABR 2024

SINPOSPETRO-RJ rejeita proposta patronal e luta pela equiparação salarial no Rio

Faça a sua inscrição e participe do 8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical
Força 10 ABR 2024

Faça a sua inscrição e participe do 8⁰ Congresso Internacional de Direito Sindical

Negociação salarial dos frentistas do Rio será retomada hoje (10)
Força 10 ABR 2024

Negociação salarial dos frentistas do Rio será retomada hoje (10)

Sindicatos indianos lutam pelos direitos dos trabalhadores
Imprensa 10 ABR 2024

Sindicatos indianos lutam pelos direitos dos trabalhadores

Vídeos 10 ABR 2024

Resumo das atividades de terça-feira em Brasília; confira!

Centrais reúnem-se com Paim para debater projeto antissindical
Força 10 ABR 2024

Centrais reúnem-se com Paim para debater projeto antissindical

Sindicalistas se reúnem com Secretário Geral da Presidência da República
Força 9 ABR 2024

Sindicalistas se reúnem com Secretário Geral da Presidência da República

Sindnapi inaugura subsede em Campo Grande
Força 9 ABR 2024

Sindnapi inaugura subsede em Campo Grande

1º de Maio unitário das Centrais Sindicais será no Itaquerão
Força 9 ABR 2024

1º de Maio unitário das Centrais Sindicais será no Itaquerão

Sindicalistas se reúnem com ministro do TST
Força 9 ABR 2024

Sindicalistas se reúnem com ministro do TST

Mulheres da Central fazem avaliação do Março Mulher
Mulher 9 ABR 2024

Mulheres da Central fazem avaliação do Março Mulher

Abril Verde $ Abril Azul
Força 9 ABR 2024

Abril Verde $ Abril Azul

SINPOSPETRO-RJ busca novas parcerias em cursos para qualificação dos frentistas
Força 9 ABR 2024

SINPOSPETRO-RJ busca novas parcerias em cursos para qualificação dos frentistas

STF dá ganho de causa ao Sindserv contra prefeitura do Guarujá
Força 9 ABR 2024

STF dá ganho de causa ao Sindserv contra prefeitura do Guarujá

Sindicalistas levam reivindicações dos portuários ao governo
Força 9 ABR 2024

Sindicalistas levam reivindicações dos portuários ao governo

Um inovador primeiro passo
Artigos 8 ABR 2024

Um inovador primeiro passo

Nota: Apoiamos o Ministro Alexandre de Moraes contra as ameaças de Musk
Força 8 ABR 2024

Nota: Apoiamos o Ministro Alexandre de Moraes contra as ameaças de Musk

Força e Sindicato dos Metalúrgicos SP sediam encontro de Saúde do Trabalhador
Força 8 ABR 2024

Força e Sindicato dos Metalúrgicos SP sediam encontro de Saúde do Trabalhador

Seguridade Social uma questão de humanidade
Artigos 8 ABR 2024

Seguridade Social uma questão de humanidade

Agenda em Brasília: destaque para encontros com Ministros do Trabalho e da Previdência
Força 8 ABR 2024

Agenda em Brasília: destaque para encontros com Ministros do Trabalho e da Previdência

Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, esclarece a regulação de motoristas de apps
Força 6 ABR 2024

Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, esclarece a regulação de motoristas de apps

Nota de pesar pelo falecimento do artista Ziraldo
Força 6 ABR 2024

Nota de pesar pelo falecimento do artista Ziraldo

8º Congresso Internacional de Direito Sindical, participe!
Força 5 ABR 2024

8º Congresso Internacional de Direito Sindical, participe!

Marinho: Trabalhadores devem debater processo de inovações tecnológicas
Força 5 ABR 2024

Marinho: Trabalhadores devem debater processo de inovações tecnológicas

Diretores do Sindnapi e lideranças se reúnem com presidente do CNDPI
Força 5 ABR 2024

Diretores do Sindnapi e lideranças se reúnem com presidente do CNDPI

CMI/SP promove debate sobre Orçamento Participativo na terça (9)
Força 5 ABR 2024

CMI/SP promove debate sobre Orçamento Participativo na terça (9)

Aguarde! Carregando mais artigos...