Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
11 AGO 2026

Imagem do dia

Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1

Atos pelo fim da escala 6x1 mobilizam estadosTrabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.

As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.

Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.

Atos nos estados

No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.

Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.

Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.

Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.

Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.

Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.

São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.

Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.

Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.

Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Artigos

Não aceitaremos prato-feito na Reforma da Previdência

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Artigos

Não aceitaremos prato-feito na Reforma da Previdência

Por: Carlos Andreu Ortiz
 
Ontem o governo apresentou as propostas para a Reforma da Previdência. Em realidade, Temer e sua equipe econômica colocaram sobre a mesa um prato-feito com a apimentada ideia da aposentadoria somente com idade mínima de 65 anos e o mínimo de 25 de contribuição. 
 
A apresentação foi muito rápida, sem margem para discussão, numa postura intransigente base do “coma assim ou passe fome”. Tudo para que seja levado ao forno do Congresso. Mas a questão é muito profunda para ser tratada de maneira fast-food. É preciso mastigar bastante para que se torne minimamente aceitável, de modo que não comprometa o futuro do trabalhador. 
 
O Sindicato Nacional dos Aposentados, em conjunto com a Central Força Sindical, compreende a necessidade de ajustes no sistema previdenciário, no entanto, ajustar não pode significar sucatear, suprimir ou torná-la quase inacessível. 
 
Um dos argumentos do governo para a idade mínima de 65 anos é de que na Europa os países já estão caminhando nesse sentido. O grande problema é que em outros países, desenvolvidos, as pessoas contam com serviços e amparos do Estado, que os brasileiros não contam por aqui. 
 
É bem verdade que o brasileiro está vivendo mais, porém, viver mais não é sinônimo de viver bem. Por isso é inaceitável comparar a realidade brasileira com a de países em que a cidadania não é uma ideia utópica. 
 
Recente pesquisa apontou que 44% dos brasileiros começam a trabalhar antes dos 14 anos, fato que, além de desumano, no contexto da previdência, reforça a tese de que a idade mínima penalizará os pobres, que ingressam previamente no mercado e, assim, consequentemente, contribuirão mais tempo. 
 
Vale ressaltar que de acordo com a legislação, somente a partir dos 16 anos é que o jovem pode ser registrado. 
 
Em suma, caso seja aprovada a idade mínima, os filhos dos mais favorecidos, dos ricos e das classes médias, que ingressam no mercado mais tarde, geralmente depois de cursar uma faculdade, terão seus direitos previdenciários sustentados, em parte, pelas contribuições dos filhos dos pobres.
 
Um dos principais argumentos do governo para justificar a Reforma da Previdência se estabelece pela equação de que cada vez mais cresce a população idosa e diminui o número de novos trabalhadores no mercado. Evidente que é um fato a ser considerando, mas precisa ser relativizado, pois a equipe econômica de Temer também se alicerça em projeções questionáveis para ratificar a necessidade de se fazer a Reforma a qualquer custo. 
 
Utilizam como base o número de idosos em 2060, desconsiderando o contexto de que a sustentabilidade da Previdência também se relaciona diretamente ao número de trabalhadores formais e que, daqui a 42 anos, as relações de trabalho poderão ser totalmente diferentes das estabelecidas atualmente, o país poderá retomar o crescimento, dentre tantas outras variáveis que poderão acontecer e alterar qualquer projeção. 
 
Não dá para determinar o fim da Previdência com base numa projeção do futuro, como se lendo os astros ou o horóscopo. É demasiadamente simplista ou demasiadamente maquiavélica. 
 
Aposentadorias a partir de 65 anos para homens e mulheres também necessitam de amplo debate para compreender situações de trabalhadores de setores pesados como a construção civil, operários de linha de produção, entre outras profissões que exigem vigor físico. 
 
Além das limitações do corpo, é importante lembrar que atualmente existem 12 milhões de cidadãos em idade ativa que estão desempregados. 
 
Se não há emprego nem para os que estão com menos de 40 anos, não precisa ser sociólogo para projetar o futuro tenebroso que virá para completar 35 anos de contribuição e 65 anos de idade para se aposentar. 
 
Diante de uma população que sofre faminta por empregos, com o país estagnado, com achatamento da qualidade de vida, Temer chega com seu cardápio neoliberal e apresenta um prato-feito, requentado, apimentado e indigesto. 
 
Carlos Ortiz é presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos e ex-Secretário de Emprego e Renda do Governo do Estado de São Paulo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O assédio eleitoral nas relações de trabalho
José Roberto da Cunha

O assédio eleitoral nas relações de trabalho

Belo encontro em São Paulo
Eusébio Pinto Neto

Belo encontro em São Paulo

Agosto Lilás – uma campanha de todos e todas
Maria Auxiliadora

Agosto Lilás – uma campanha de todos e todas

Nem reconstruir, nem reinventar: o sindicalismo deve resistir e cumprir sua missão histórica
Carolina Maria Ruy

Nem reconstruir, nem reinventar: o sindicalismo deve resistir e cumprir sua missão histórica

Acontecimento relevante
João Guilherme Vargas Netto

Acontecimento relevante

Saúde mental: responsabilidade de todos
Sérgio Luiz Leite, Serginho

Saúde mental: responsabilidade de todos

Dignidade, equilíbrio e respeito!
Gleberson Jales

Dignidade, equilíbrio e respeito!

Etarismo na Lapa: quando a conveniência expulsa o direito ao acolhimento
Andréa Gato

Etarismo na Lapa: quando a conveniência expulsa o direito ao acolhimento

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador
Nilton Souza da Silva, o Neco

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)
João Carlos Gonçalves, (Juruna)

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)
César Augusto de Mello

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir
Eduardo Annunciato, Chicão

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir

Dois anos sem João Inocentini
Milton Cavalo

Dois anos sem João Inocentini

“Ocupar as ruas contra ameaça aos direitos”, convoca líder do Fórum de Mulheres das Centrais
Força 16 SET 2026

“Ocupar as ruas contra ameaça aos direitos”, convoca líder do Fórum de Mulheres das Centrais

Químicos de Guaíra mobilizam categoria por reajuste real
Força 16 SET 2026

Químicos de Guaíra mobilizam categoria por reajuste real

Sintepav-BA amplia ações e diálogo nos locais de trabalho
Força 16 SET 2026

Sintepav-BA amplia ações e diálogo nos locais de trabalho

Sintrabor alerta sobre consignado oferecido pela Cogem
Força 16 SET 2026

Sintrabor alerta sobre consignado oferecido pela Cogem

Metalúrgicos SP avaliam campanha salarial e eleições de outubro
Força 15 SET 2026

Metalúrgicos SP avaliam campanha salarial e eleições de outubro

Fenepospetro lança Manifesto e defende unidade dos trabalhadores
Força 15 SET 2026

Fenepospetro lança Manifesto e defende unidade dos trabalhadores

Sinpospetro RJ orienta trabalhadores a denunciarem abusos
Força 15 SET 2026

Sinpospetro RJ orienta trabalhadores a denunciarem abusos

Encontro nacional fortalece políticas públicas de trabalho
Força 15 SET 2026

Encontro nacional fortalece políticas públicas de trabalho

O assédio eleitoral nas relações de trabalho
Artigos 15 SET 2026

O assédio eleitoral nas relações de trabalho

Força Sindical debate conjuntura política com dirigentes
Força 14 SET 2026

Força Sindical debate conjuntura política com dirigentes

Nota de pesar – Artur Henrique, presente!
Força 14 SET 2026

Nota de pesar – Artur Henrique, presente!

IndustriALL debate futuro do setor energético na América Latina
Força 14 SET 2026

IndustriALL debate futuro do setor energético na América Latina

Comerciários se mobilizam por trabalhadores das Casas Bahia
Força 14 SET 2026

Comerciários se mobilizam por trabalhadores das Casas Bahia

Sintepav-BA garante apoio às famílias e emprego local
Força 11 SET 2026

Sintepav-BA garante apoio às famílias e emprego local

Metalúrgicos SP promovem Setembro Amarelo pela saúde mental
Força 11 SET 2026

Metalúrgicos SP promovem Setembro Amarelo pela saúde mental

Belo encontro em São Paulo
Artigos 11 SET 2026

Belo encontro em São Paulo

Sinpospetro-RJ promove curso sobre saúde mental no trabalho
Força 11 SET 2026

Sinpospetro-RJ promove curso sobre saúde mental no trabalho

Força Sindical e FENAM articulam defesa do trabalho médico
Força 11 SET 2026

Força Sindical e FENAM articulam defesa do trabalho médico

FENAM debate medidas para reduzir mortes de motociclistas
Força 11 SET 2026

FENAM debate medidas para reduzir mortes de motociclistas

Químicos de Bauru celebram 37 anos de lutas e conquistas
Força 11 SET 2026

Químicos de Bauru celebram 37 anos de lutas e conquistas

Nota – Em defesa das instituições e da democracia
Força 10 SET 2026

Nota – Em defesa das instituições e da democracia

SINTRABOR participa de encontro sindical internacional no México
Força 10 SET 2026

SINTRABOR participa de encontro sindical internacional no México

Cartilha do Sindnapi destaca protagonismo da pessoa idosa
Força 10 SET 2026

Cartilha do Sindnapi destaca protagonismo da pessoa idosa

Sinpospetro RJ avança em fiscalização nos postos
Força 10 SET 2026

Sinpospetro RJ avança em fiscalização nos postos

Porco no Rolete reúne eletricitários em Praia Grande
Força 10 SET 2026

Porco no Rolete reúne eletricitários em Praia Grande

Operação resgata 479 trabalhadores da escravidão moderna
Imprensa 10 SET 2026

Operação resgata 479 trabalhadores da escravidão moderna

MPT apoia fim da 6×1 e propõe ajuste no texto
Força 10 SET 2026

MPT apoia fim da 6×1 e propõe ajuste no texto

Trabalhadores da saúde aprovam greve a partir de segunda em SP
Força 10 SET 2026

Trabalhadores da saúde aprovam greve a partir de segunda em SP

Sindec-POA debate novas regras de desligamento na Renner
Força 9 SET 2026

Sindec-POA debate novas regras de desligamento na Renner

Curso da Fundacentro debate Cipa, SST e negociação sindical
Força 9 SET 2026

Curso da Fundacentro debate Cipa, SST e negociação sindical

Aguarde! Carregando mais artigos...