Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Pacto de Inclusão pioneiro comemora 7 anos
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Artigos
A FEQUIMFAR e seus 33 Sindicatos filiados, juntos com o SINDUSFARMA, entidade patronal do setor industrial farmacêutico, comemoram esse ano, a assinatura do “Pacto de Inclusão para PCDs (pessoas com deficiência), no Setor Farmacêutico”. O pacto foi uma iniciativa conjunta de nossas entidades que, em 2006, motivou uma ação pioneira no ramo farmacêutico, compromissado com a melhora da qualidade de vida e inclusão das pessoas com deficiência nas empresas do setor farmacêutico, junto a um processo permanente de orientação à qualificação profissional, como cumprimento a Lei de Cotas (Lei 8213, de 1991), que já prevê contratação de PCDs.
Segundo dados do SINDUSFARMA, hoje, o setor emprega no Estado de São Paulo cerca de 1.510 pessoas com deficiência, distribuídas entre as 52 empresas que assinaram o Pacto Coletivo para Inclusão de PCDs. Sendo que em 2006, o setor empregou 175 pessoas, ou seja, de 2006 a 2013, o número desses trabalhadores se multiplicou por oito.
Não podemos deixar de destacar os avanços conquistados, junto ao processo de valorização dos trabalhadores com deficiência, seja no ambiente profissional e no campo social, mas ressaltamos que muito ainda precisa ser feito, pois, com o Pacto de Inclusão no setor industrial farmacêutico conseguimos conquistar importantes avanços na política de inclusão de PCDs no mercado de trabalho, mas precisamos estar sempre atentos à novos desafios e na luta constante pelos direitos desses trabalhadores. Por isso, estamos imbuídos numa efetiva avaliação de todo esse processo gerado pelo Pacto, em relação aos resultados que estão sendo alcançados e, no que tange principalmente, a inclusão social dessas pessoas.
Ressaltamos que, segundo dados da RAIS/TEM, o percentual de cumprimento da cota nas indústrias farmacêuticas do estado de São Paulo se destaca co 83% das empresas cumprindo a legislação, sendo que nos demais setores, esse número chega somente a 47,6%.
Estamos fazendo o nosso trabalho, onde também destacamos o empenho do companheiro Antonio Messias dos Santos, dirigente do setor químico, responsável pelo departamento de inclusão do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e secretário estadual e nacional de Assuntos e Direitos da Pessoa com Deficiência da Força Sindical. Messias participa de diversos Grupos de Trabalho que tratam sobre o tema, onde além de discutir uma série de abordagens referentes à inclusão social, está sempre buscando informações sobre as mais recentes tecnologias e novas experiências de soluções para a questão.
Sendo assim, reiteramos que a FEQUIMFAR e seus sindicatos filiados, com o apoio de nossa confederação, a CNTQ e de nossa central, Força Sindical, estão empenhados no apoio a criação e manutenção de um banco para currículos e vagas oferecidas, para facilitar a contratação desses trabalhadores, junto a luta pelos direitos, benefícios e conquistas para serem estendidos à toda sociedade.
Sergio Luiz Leite, presidente da Fequimfar