Imagem do dia
[caption id="attachment_69212" align="aligncenter" width="1024"] Veja fotos da Plenária e Caminhada da Classe Trabalhadora[/caption]
Enviar link da notícia por e-mail
Imprensa
São Paulo (SP): Mulheres são maioria no setor hoteleiro
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Imprensa
A composição da força de trabalho empregada no setor hoteleiro segundo o sexo, nota-se a presença majoritária das mulhe¬res (59%) contra 41% de homens, conforme estudo feito pelo Dieese.
De acordo com o estudo, a Região Sudeste concentra a maior parte dos empregos (44,4%) do setor hoteleiro, seguida pela Região Nordeste, que tem o segundo maior contingente nacional de empregos formais (23,1%). Na Região Sul encontra-se a terceira maior concentração de empregos do setor – 18,7% -, No Centro¬-Oeste estão 8,8% dos postos formais e no Norte, 5,1%. Es¬tes dados corroboram a importância do turismo de negócios para o país, concentrada na região Sudeste, ao passo que revelam que as regiões Centro-Oeste e Norte, com estrutu¬ras de hospedagem mais precárias, contam com menos tra¬balhadores empregados formalmente.
Esta distribuição é reflexo dos totais regionais de contrata¬dos formalmente, e assim, o maior contingente de trabalha¬dores empregados no setor de hotéis e outros alojamentos (138.700 pessoas), está no Sudeste com destaque para o es¬tado de São Paulo, que tem a maior concentração (66.468), evidenciando a relevante movimentação de turistas de ne¬gócios no país (Tabela 4). A seguir, a Região Nordeste tem 75.910 trabalhadores empregados no setor, e nela destaca¬-se o estado da Bahia (27.088). Em terceiro lugar na concen¬tração da força de trabalho empregada no setor está a Re¬gião Sul (51.554), seguida da Região Centro-Oeste (26.448) e, finalmente, a Região Norte, com o menor contingente de empregados formais (15.875).
Veja a íntegra do estudo: