Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Saúde e Segurança
Sindicalistas da Força assumi cargo de conselheiro municipal da saúde em Joenville/SC
quarta-feira, 28 de junho de 2023
Saúde e Segurança
O dirigentes da Força Sindical Luiz de Bittencourte, secretário de Saúde da Força Sindical de Santa Catarina, assumiu nesta terça-feira (27), representando a Central e do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (SINDNAPI), o cargo de conselheiro municipal de saúde na cidade de Joinville/SC.
Bittencourte assumiu também, como conselheiro, no Conselho Gestor do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, e como Membro da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora(CISTT). “Acredito que nós sindicalistas devemos ter o papel de interagir incansavelmente dentro de nosso território, com o propósitos de buscar o que for de melhor para nossa sociedade”, afirma o sindicalista.
Veja a seguir, as obrigações e finalidades desses cargos dentro do Controle Social:
Conselho Municipal de Saúde – CMS de Joinville SC
CMS é uma instância de participação, do Município de Joinville SC, responsável por atuar no acompanhamento, no controle e na avaliação da Política Municipal de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros em atendimento à Lei nº 12.527/2011 e à Lei nº 13.460/2017.
CISTT: É uma Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalha- dora, estabelecida no Artigo 12 da Lei Orgânica da Saúde 8.080, de 19 de setembro de 1990. Ela tem o propósito de assessoramento dos conselhos de saúde na temática de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
Têm como objetivo assessorar o plenário do CMS na formulação de estratégias e no controle da execução de políticas públicas de saúde, reiterando os princípios do SUS e do controle social.
Conselho Gestor: Participação da Comunidade na gestão do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt.
Diretrizes e Dispositivos relacionados ao trabalho: Colegiado Gestor/Cogestão
A implantação do Conselho Gestor iniciou em 21/11/2006, junto com a Política Nacional de Humanização na unidade, sob gestão da Diretoria Geral do hospital.
Tem como finalidade proporcionar um ambiente de participação da sociedade nas decisões que envolvem o atendimento e a prestação de serviço de saúde à população. Outras ações que cabem ao Conselho Gestor são: deliberar sobre estratégias e atuar no controle da execução da Política Interna, no âmbito da instituição hospitalar; Aprovar as diretrizes e critérios de incorporação e de exclusão ao Hospital Regional Hans Dieter Schmidt de serviços privados e ou pessoas físicas, de acordo com as necessidades de assistências à população do respectivo e da disponibilidade orçamentária da instituição hospitalar, assim também como controlar e avaliar sua atuação; Manter diálogos com dirigentes dos órgãos vinculados ao Sistema Único de Saúde, sempre que entender necessário; Estabelecer e fazer com que sejam cumpridas metas quantitativas e qualitativas no que tange à saúde, gestão, ensino e pesquisa do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt; entre outros. A composição do Conselho Gestor ocorre por indicação das instituições.