Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
CNTM: 26 anos de compromisso com o trabalhador
terça-feira, 12 de agosto de 2014
Artigos
A CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) completou 26 anos no dia 5 de agosto e o SINDVAS (Sindicato dos Metalúrgicos do Vale do Sapucaí/MG) parabeniza a Confederação por toda a história ao longo dos anos.
A relação do SINDVAS com a CNTM é estreita, uma vez que a presidenta do Sindicato e da Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais, Maria Rosângela Lopes, participa da Confederação há 24 anos e faz parte da executiva nacional.
A busca do nosso Sindicato em Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas e Conceição dos Ouros pela unidade dos trabalhadores em torno de melhores salários e direitos estão em sintonia com as diretrizes da CNTM.
Um ponto importante a se destacar é o que vem do início da história quando as trabalhadoras foram chamadas para discutir junto com os companheiros as questões da categoria. "As mulheres sempre foram ouvidas e tiveram voz na CNTM, tanto que temos a Mônica Veloso como a nossa vice-presidenta", disse Rosângela.
A CNTM também está presente com a categoria por meio das Federações e Sindicato , romovendo debates, interações e qualificação dos dirigentes de base.
Para a presidenta do SINDVAS, "o presidente Miguel Torres está sempre comprometido com as questões do trabalhador e sociais, levando esses assuntos ao debate e a voz do trabalhador ser ouvida por meio da Confederação”.
Maria Rosângela Lopes, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rita do Sapucaí





























