Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
11 AGO 2026

Imagem do dia

Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1

Atos pelo fim da escala 6x1 mobilizam estadosTrabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.

As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.

Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.

Atos nos estados

No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.

Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.

Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.

Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.

Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.

Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.

São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.

Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.

Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.

Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Artigos

As vozes do 1º de maio

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Artigos

As vozes do 1º de maio

Por: Sérgio Luiz Leite, Serginho

Participei de várias atividades de 1º de Maio, estive com os trabalhadores e conversei com companheiros dirigentes sindicais de diferentes categorias, buscando me manter a par do que se passa em cada uma delas e em todo o conjunto das nossas atividades.

Em Contagem, Minas Gerais, o ato pelo Dia do Trabalhador foi muito especial, com grande participação popular num centro nevrálgico da produção industrial brasileira. Ali, fiz uma consulta aos trabalhadores reunidos. Pedi para que levantasse o braço quem, entre aquelas mais de 50 mil pessoas, tivesse  um desempregado na família. Infelizmente, houve unanimidade, com todos com uma mão erguida. Ficou claro que todos os presentes vivem direta ou indiretamente o drama do desemprego!

Ali, à nossa frente, se mostrou a representação real dos mais de 11 milhões de trabalhadores desempregados no Brasil, fruto da crise política e econômica que assola o nosso país. Já passou da hora de superarmos as divisões para enfrentarmos com eficácia a crise – o que não se conseguiu até aqui.

A divisão do Brasil entre nós e eles, mortadela e coxinhas, golpista e não golpista, tchau querida ou fica querida não aponta saídas claras para enfrentamento da crise. Não passa de bravataria inconsequente, ridícula até. Só serve a quem aposta na desarticulação social, na fragmentação da sociedade e no nivelamento por baixo do debate necessário.

A classe política, até aqui, conseguiu nesse ambiente de uns para um lado, outros para outro, o conforto que queria para avançar, sem responsabilidades maiores, no jogo de toma-lá-dá-cá, aprofundando o modelo que trocas de comando na máquina pública mediante votos de cabresto no Congresso.

Enquanto os políticos ora brigam, ora se entendem, o quadro real é que o desemprego só aumenta e o país afunda cada vez mais numa crise sem precedentes. Agora mesmo, acaba de sair a 15ª projeção consecutiva negativa para o PIB de 2016, com retração estimada de 3,8% entre janeiro e dezembro. Nesse quadro, a produção industrial deverá cair 5,8%. É a crise sobre a crise.

O povo que eu vi de perto nesse 1º de Maio em Minas Gerais não enxerga com bons olhos a classe política. Está cansado da corrupção, do sistema político atual, de pagar a conta da crise com seus direitos trabalhistas e previdenciários, da inflação e dos juros altos, do desemprego, dos serviços públicos de má qualidade, entre outras mazelas.

E, no entanto, é com essa classe política que está ai que o trabalhadores precisam lidar. É com os operadores do poder que temos de dialogar, negociar, pressionar e, claro, enfrentar.

No sentido do diálogo e do convencimento, considero ter sido muito importante a iniciativa da nossa central, acompanhada da UGT, CSB e NCST, de levar diversas propostas ao vice presidente Michel Temer afirmando nossas posições em defesa dos trabalhadores.
É preciso que fique claro: não foram os trabalhadores que fizeram a crise econômica e, igualmente, nada temos de responsabilidade na crise política. Temos, isso sim, feito a nossa parte na criação de riquezas, na atividade do consumo e no recolhimento de impostos. Nós somos a parte mais interessada na superação da crise, e por isso temos de encontrar as alternativas agindo cada vez mais perto das esferas que definem a política econômica e os rumos do país.

Se haverá uma troca de governo, e haverá, indicam todos os prognósticos, nós temos o dever de discutir, formular e cobrar a aplicação de medidas que revertam o mergulho da economia e resgatem o crescimento. Não podemos ficar ausentes, assim, do ambiente em que as coisas está sendo decididas. Boicotar não é, neste momento, uma boa estratégia.

Diante de tudo o que ouvi e vi na jornada do 1º de Maio, faço uma reflexão de tudo que vi e ouvi. Estou convencido da importância de fazermos um sindicalismo pluripartidário, independente e autônomo!

No campo político, vamos continuar batalhando para eleger companheiros comprometidos com os trabalhadores. Os trabalhadores querem uma reforma partidária ampla, a manutenção e ampliação de direitos trabalhistas e previdenciários. No campo sindical, temos de avançar nas nossas campanhas salariais, lutar pela  manutenção e geração de mais e melhores empregos, combater toda a forma de precarização do trabalho, defendendo a a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e combatendo o racismo.
As vozes do 1º de Maio requer dos dirigentes sindicais empenho redobrado para comandar uma luta que precisa ser feita com inteligência, habilidade e, sobretudo, honestidade de princípios.

Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical

 

Agosto Lilás – uma campanha de todos e todas
Maria Auxiliadora

Agosto Lilás – uma campanha de todos e todas

Nem reconstruir, nem reinventar: o sindicalismo deve resistir e cumprir sua missão histórica
Carolina Maria Ruy

Nem reconstruir, nem reinventar: o sindicalismo deve resistir e cumprir sua missão histórica

Acontecimento relevante
João Guilherme Vargas Netto

Acontecimento relevante

A fortaleza do sindicato
Eusébio Pinto Neto

A fortaleza do sindicato

Saúde mental: responsabilidade de todos
Sérgio Luiz Leite, Serginho

Saúde mental: responsabilidade de todos

Dignidade, equilíbrio e respeito!
Gleberson Jales

Dignidade, equilíbrio e respeito!

Etarismo na Lapa: quando a conveniência expulsa o direito ao acolhimento
Andréa Gato

Etarismo na Lapa: quando a conveniência expulsa o direito ao acolhimento

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador
Nilton Souza da Silva, o Neco

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais
José Roberto da Cunha

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)
João Carlos Gonçalves, (Juruna)

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)
César Augusto de Mello

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir
Eduardo Annunciato, Chicão

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir

Dois anos sem João Inocentini
Milton Cavalo

Dois anos sem João Inocentini

PROSSIGA inicia nova etapa de qualificação em Catalão
Força 25 AGO 2026

PROSSIGA inicia nova etapa de qualificação em Catalão

Mobilização na Paulista cobra jornada de 40 horas
Força 25 AGO 2026

Mobilização na Paulista cobra jornada de 40 horas

Metalúrgicos fazem assembleia da Campanha Salarial 2026
Força 25 AGO 2026

Metalúrgicos fazem assembleia da Campanha Salarial 2026

Força Sindical leva voz dos trabalhadores a seminário no TCU
Força 25 AGO 2026

Força Sindical leva voz dos trabalhadores a seminário no TCU

Eusébio Neto debate desafios do movimento sindical
Força 25 AGO 2026

Eusébio Neto debate desafios do movimento sindical

CNJ amplia diálogo por Política Nacional de Trabalho Decente
Força 25 AGO 2026

CNJ amplia diálogo por Política Nacional de Trabalho Decente

Sindicatos discutem concessões da Enel e cobram garantias
Força 25 AGO 2026

Sindicatos discutem concessões da Enel e cobram garantias

Jornada de 40 horas e fim da escala 6×1 avançam no Senado
Força 25 AGO 2026

Jornada de 40 horas e fim da escala 6×1 avançam no Senado

Força Sindical e OIT debatem desafios do trabalho no Brasil
Força 24 AGO 2026

Força Sindical e OIT debatem desafios do trabalho no Brasil

Metalúrgicos SP preparam assembleia da Campanha Salarial 2026
Força 24 AGO 2026

Metalúrgicos SP preparam assembleia da Campanha Salarial 2026

“Momento é decisivo para acabar com escala 6×1”, diz Juruna à JovemPan
Força 24 AGO 2026

“Momento é decisivo para acabar com escala 6×1”, diz Juruna à JovemPan

Sinthoresp amplia atuação internacional com filiação à ITF
Força 21 AGO 2026

Sinthoresp amplia atuação internacional com filiação à ITF

Sintracon-SP promove 2º Campeonato de Dominó
Força 20 AGO 2026

Sintracon-SP promove 2º Campeonato de Dominó

Eletricitários recebem orientação sobre assédio e NR-1
Força 20 AGO 2026

Eletricitários recebem orientação sobre assédio e NR-1

Metalúrgicos definem pauta da Campanha Salarial dia 28
Força 20 AGO 2026

Metalúrgicos definem pauta da Campanha Salarial dia 28

Ato em Santa Catarina reforça luta pela jornada de 40 horas
Força 19 AGO 2026

Ato em Santa Catarina reforça luta pela jornada de 40 horas

SinSaúdeSP mobiliza trabalhadores após rejeição de proposta patronal
Força 18 AGO 2026

SinSaúdeSP mobiliza trabalhadores após rejeição de proposta patronal

FEQUIMFAR prepara novos dirigentes para atuação sindical
Força 18 AGO 2026

FEQUIMFAR prepara novos dirigentes para atuação sindical

Metalúrgicos garantem PLR 2026 na Adelco e Cinpal
Força 18 AGO 2026

Metalúrgicos garantem PLR 2026 na Adelco e Cinpal

Sindest defende separação entre finanças e gestão em Santos
Força 18 AGO 2026

Sindest defende separação entre finanças e gestão em Santos

Sindicato dos Eletricitários SP sorteia benefícios e amplia parcerias
Força 18 AGO 2026

Sindicato dos Eletricitários SP sorteia benefícios e amplia parcerias

Jerônimo Rodrigues e Sintepav-BA acompanham obras no Rio Jequitinhonha
Força 18 AGO 2026

Jerônimo Rodrigues e Sintepav-BA acompanham obras no Rio Jequitinhonha

Metalúrgicos SP apresentam pauta salarial no dia 28
Força 18 AGO 2026

Metalúrgicos SP apresentam pauta salarial no dia 28

Sinpospetro RJ garante pagamentos atrasados na rede Metta
Força 17 AGO 2026

Sinpospetro RJ garante pagamentos atrasados na rede Metta

Sindicalistas debatem estratégias para eleições de 2026
Força 17 AGO 2026

Sindicalistas debatem estratégias para eleições de 2026

Seminário debate relações do trabalho no transporte
Força 17 AGO 2026

Seminário debate relações do trabalho no transporte

Sindec-POA inaugura Sindec Delas: acolhimento e proteção às mulheres
Força 17 AGO 2026

Sindec-POA inaugura Sindec Delas: acolhimento e proteção às mulheres

Metalúrgicos ampliam mobilização para assembleia salarial dia 28
Força 17 AGO 2026

Metalúrgicos ampliam mobilização para assembleia salarial dia 28

Congresso da FEQUIMFAR define prioridades para quatro anos
Força 13 AGO 2026

Congresso da FEQUIMFAR define prioridades para quatro anos

Gina Chiala debate direitos trabalhistas na Força Sindical
Força 13 AGO 2026

Gina Chiala debate direitos trabalhistas na Força Sindical

Aguarde! Carregando mais artigos...