Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
11 AGO 2026

Imagem do dia

Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1

Atos pelo fim da escala 6x1 mobilizam estadosTrabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.

As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.

Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.

Atos nos estados

No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.

Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.

Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.

Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.

Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.

Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.

São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.

Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.

Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.

Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Artigos

O dia C da cultura

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Artigos

O dia C da cultura

Por: Ney Piacentini

Neste 05/11, Dia Nacional da Cultura, estão em campo os principais pleitos do setor de todo o país. Na Câmara Federal dos Deputados, há a expectativa de que o Presidente Henrique Eduardo Alves coloque em votação a PEC 150, a Proposta de Emenda à Constituição que destina 2% do orçamento da União para a Cultura, 1,5% para os Estados e 1% para os municípios. Esta é a maior e principal bandeira de toda a comunidade cultural brasileira, que refletirá potencialmente na cidadania nacional.
 
Nunca é demais lembrar que investimentos em cultura são avanços na educação, na saúde, na tolerância e na sociabilidade entre pessoas. Para além de uma maior empregabilidade no setor, da dinamização das instâncias econômicas, um país que reconhece sua produção simbólica como relevante para a sua população vislumbra um novo estágio civilizatório. De modo que a luta pela ampliação de recursos para as artes e para o pensamento imaterial brasileiros, é o engajamento dos agentes culturais para que o bem estar da nossa gente progrida não apenas em consumo, mas em sensibilidade e postura crítica.
 
“C” a PEC 150 for aprovada no Congresso Nacional e sancionada pela Presidente Dilma, o Brasil entrará em uma nova era cultural e estará seguindo os parâmetros da ONU e UNESCO, aderindo ao patamar mínimo indicado pelos organismos mundiais. Isto pode se transformar em mais Cultura Popular, produzida pela próprio povo país adentro, mais artes – Teatro, Dança,  Circo, Cinema e Vídeo, Artes Visuais, Música, Literatura e mais diversidade cultural: manifestações étnicas, de gênero, de pessoas com limitações físicas e mentais, dando vazão a um dos nossos maiores patrimônios: a riquíssima identidade cultural brasileira. E do país do futebol, do samba e da feijoada, podemos nos transformar na nação das cirandas de roda, do grafite,  dos cantos indígenas, da cultura digital, dos repentistas e  de tantas outras expressões genuínas.
 
Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, também no dia 5/11-10h, terá lugar uma mobilização que vai propor 100 milhões para os editais do PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. Atualmente os concursos de fundo público direto têm a rubrica de 30 milhões, enquanto que a renúncia fiscal via ICMS está próxima de 150 milhões, replicando a cínica lógica da Lei Federal de Incentivo à Cultura – a Rouanet: muito dinheiro para que empresas decidam quais projetos culturais podem ou não receber subsídios e uma quantia pífia para a escolha de ideias via editais, julgados por comissões que têm, em suas comissões julgadoras, representantes de agremiações culturais organizadas. O que se impõem é ao menos uma equiparação, para reduzir o abismo que grosseiramente acentua o mercado cultural que tem a arte como produto e os espectadores como clientes, redutores da fruição estética e da percepção conscienciosa das artes e dos valores intangíveis.
 
Até mesmo na capital paulista há o risco do orçamento à cultura sofrer cortes. O atual Secretário Juca Ferreira está desrespeitando a Lei ao ignorar o Conselho Municipal de Cultura, impedindo que a sociedade se empenhe para que a mais fervilhante cidade cultural do país não se amesquinhe em suas humanidades e artes.
 
Chamo de Dia “C” da Cultura, pois “C “a PEC 150 passar pela Câmara dos Deputado e depois no Senado e na Presidência da República,  “C”  conseguirmos atingir os 100 milhões para os editais do PROAC e “C” não permitirmos que a cidade de São Paulo rebaixe o seu orçamento cultural, mas sim apelarmos à sua ampliação, aí poderemos chegar no Dia “D” da cultura brasileira, paulista e paulistana.
 
E ‘C’ for mesmo para valer a nossa grita para sairmos do condicional “C” rumo ao decisivo “D” cultural, temos que nos alinhar à Cooperativa Paulista de Teatro, pressionando agora e sempre a classe politica, pois como diria Frei Beto: ‘O Brasil é o país feijão, só funciona na base da pressão.’
 
Ney Piacentini, presidente do Centro ITI Brasil – International Theater Institute – ligado à Unesco.  

Democracia e trabalho: o que está em jogo nestas eleições
Eusébio Pinto Neto

Democracia e trabalho: o que está em jogo nestas eleições

O assédio eleitoral nas relações de trabalho
José Roberto da Cunha

O assédio eleitoral nas relações de trabalho

Agosto Lilás – uma campanha de todos e todas
Maria Auxiliadora

Agosto Lilás – uma campanha de todos e todas

Nem reconstruir, nem reinventar: o sindicalismo deve resistir e cumprir sua missão histórica
Carolina Maria Ruy

Nem reconstruir, nem reinventar: o sindicalismo deve resistir e cumprir sua missão histórica

Acontecimento relevante
João Guilherme Vargas Netto

Acontecimento relevante

Saúde mental: responsabilidade de todos
Sérgio Luiz Leite, Serginho

Saúde mental: responsabilidade de todos

Dignidade, equilíbrio e respeito!
Gleberson Jales

Dignidade, equilíbrio e respeito!

Etarismo na Lapa: quando a conveniência expulsa o direito ao acolhimento
Andréa Gato

Etarismo na Lapa: quando a conveniência expulsa o direito ao acolhimento

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador
Nilton Souza da Silva, o Neco

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)
João Carlos Gonçalves, (Juruna)

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)
César Augusto de Mello

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir
Eduardo Annunciato, Chicão

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir

Dois anos sem João Inocentini
Milton Cavalo

Dois anos sem João Inocentini

Sinmed RN debate demandas dos médicos da rede de Natal
Força 21 SET 2026

Sinmed RN debate demandas dos médicos da rede de Natal

Químicos aprovam pauta para Campanha Salarial 2026/2027
Força 21 SET 2026

Químicos aprovam pauta para Campanha Salarial 2026/2027

SinSaúdeSP vai à Justiça e cobra negociação para saúde
Força 21 SET 2026

SinSaúdeSP vai à Justiça e cobra negociação para saúde

Sintepav-BA esclarece caso de terrenos da Terrabras
Força 21 SET 2026

Sintepav-BA esclarece caso de terrenos da Terrabras

Sindnapi lança Café com Política para apresentar pautas
Força 21 SET 2026

Sindnapi lança Café com Política para apresentar pautas

Ato lembra operários mortos e reforça luta por segurança
Força 21 SET 2026

Ato lembra operários mortos e reforça luta por segurança

Força Sindical reúne mulheres para definir ações e estratégias
Força 21 SET 2026

Força Sindical reúne mulheres para definir ações e estratégias

CNTQ reúne entidades filiadas para debater cenário nacional
Força 18 SET 2026

CNTQ reúne entidades filiadas para debater cenário nacional

Força Sindical reúne representantes de Santa Catarina
Força 18 SET 2026

Força Sindical reúne representantes de Santa Catarina

FEQUIMFAR debate setor químico e pautas dos trabalhadores
Força 18 SET 2026

FEQUIMFAR debate setor químico e pautas dos trabalhadores

Mutirão de assembleias mobiliza metalúrgicos por aumento real
Força 18 SET 2026

Mutirão de assembleias mobiliza metalúrgicos por aumento real

Sindnapi promove passeio cultural para associados no ES
Força 18 SET 2026

Sindnapi promove passeio cultural para associados no ES

Democracia e trabalho: o que está em jogo nestas eleições
Artigos 18 SET 2026

Democracia e trabalho: o que está em jogo nestas eleições

Atraso de pagamentos afeta atendimento médico em Mossoró
Força 18 SET 2026

Atraso de pagamentos afeta atendimento médico em Mossoró

Metalúrgicos SP intensificam Campanha Salarial 2026
Força 17 SET 2026

Metalúrgicos SP intensificam Campanha Salarial 2026

Sinpospetro RJ debate estratégias por avanços para a categoria
Força 17 SET 2026

Sinpospetro RJ debate estratégias por avanços para a categoria

Sindicalistas debatem conjuntura e mobilização dos hoteleiros
Força 17 SET 2026

Sindicalistas debatem conjuntura e mobilização dos hoteleiros

Centrais debatem conjuntura política e ações sindicais
Força 17 SET 2026

Centrais debatem conjuntura política e ações sindicais

FEQUIMFAR e FIP debatem eleições e desafios sindicais
Força 17 SET 2026

FEQUIMFAR e FIP debatem eleições e desafios sindicais

NOTA SOBRE A TAXA SELIC
Força 16 SET 2026

NOTA SOBRE A TAXA SELIC

Centrais ampliam combate ao assédio eleitoral no trabalho
Força 16 SET 2026

Centrais ampliam combate ao assédio eleitoral no trabalho

“Ocupar as ruas contra ameaça aos direitos”, convoca líder do Fórum de Mulheres das Centrais
Força 16 SET 2026

“Ocupar as ruas contra ameaça aos direitos”, convoca líder do Fórum de Mulheres das Centrais

Médicos de Mossoró e Assú recebem pagamentos de março e abril
Força 16 SET 2026

Médicos de Mossoró e Assú recebem pagamentos de março e abril

Químicos de Guaíra mobilizam categoria por reajuste real
Força 16 SET 2026

Químicos de Guaíra mobilizam categoria por reajuste real

Sintepav-BA amplia ações e diálogo nos locais de trabalho
Força 16 SET 2026

Sintepav-BA amplia ações e diálogo nos locais de trabalho

Sintrabor alerta sobre consignado oferecido pela Cogem
Força 16 SET 2026

Sintrabor alerta sobre consignado oferecido pela Cogem

Metalúrgicos SP avaliam campanha salarial e eleições de outubro
Força 15 SET 2026

Metalúrgicos SP avaliam campanha salarial e eleições de outubro

Fenepospetro lança Manifesto e defende unidade dos trabalhadores
Força 15 SET 2026

Fenepospetro lança Manifesto e defende unidade dos trabalhadores

Sinpospetro RJ orienta trabalhadores a denunciarem abusos
Força 15 SET 2026

Sinpospetro RJ orienta trabalhadores a denunciarem abusos

Encontro nacional fortalece políticas públicas de trabalho
Força 15 SET 2026

Encontro nacional fortalece políticas públicas de trabalho

Aguarde! Carregando mais artigos...