Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
O valor de 5 de outubro
segunda-feira, 15 de setembro de 2014
Artigos
Estamos prestes a assinar um cheque em branco para os Poderes Executivo e Legislativo, dia 5 de outubro. Em breve, exerceremos o direito democrático de eleger Governadores, Senadores, Deputados Estaduais e Federais, pessoas que, a nosso entender, irão representar o povo brasileiro com dignidade e respeito, honrando o mandato para o qual foram eleitos.
Nós, trabalhadores, temos o dever de votar com consciência. Os eleitos, por sua vez, o dever de pensar no presente e no futuro, sem esquecer aqueles que foram os maiores sustentadores do nosso País no passado – os aposentados, hoje relegados a segundo plano. Amanhã, o aposentado será você.
Por tudo isso, trabalhador eleitor, pense bem antes de dar seu voto a oportunistas. Analise os compromissos, não as propostas. Compromissos devem ser assumidos; propostas, nem sempre. Assim teremos Legisladores e Governantes à altura do nosso povo e do nosso País. Representantes que honrem seu posto e valorizem com responsabilidade seu papel na condução dos rumos do nosso Estado e do nosso País e que, mais tarde, não se omitam, dizendo que não sabiam das mazelas praticadas em seus governos.
Trabalhador, vote com consciência. Analise bem cada candidato. O seu voto tem muito valor. Não se omita. O País e eu confiamos em você e sua família.
Francisco Dal Prá, presidente da Força Sindical RJ e presidente da Federação dos Metalúrgicos RJ





























