Imagem do dia
Presidente Lula celebra 81 anos nesta terça-feira (27), com trajetória marcada pela luta sindical, defesa da democracia e justiça social
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 81 anos nesta terça-feira (27), celebrando uma trajetória marcada pela liderança sindical, participação política e defesa dos trabalhadores.
Ao longo de sua história, Lula construiu uma trajetória política ligada às lutas populares, à valorização do trabalho, à democracia e à promoção da justiça social.
Além disso, sua atuação como dirigente sindical no ABC paulista marcou o início de uma caminhada que o levou à Presidência da República .
Destaque para sua contribuição à defesa dos direitos trabalhistas, à valorização do salário mínimo e ao combate às desigualdades.
Feliz aniversário, presidente Lula!
Leia também: Trabalhadores devem seguir mobilizados, defende Miguel Torres
https://fsindical.org.br/forca/trabalhadores-devem-seguir-mobilizados-defende-miguel-torres/
Enviar link da notícia por e-mail
Imprensa
São Paulo (SP): Seguro-desemprego leva triplo do tempo
terça-feira, 9 de abril de 2013
Imprensa
|
Divulgação
|
Perder o emprego não é o único problema enfrentado por alguns trabalhadores, especialmente no estado de São Paulo. Em algumas regiões, como a capital e cidades do entorno, o seguro-desemprego leva até quatro meses para sair. Antes, a primeira parcela era liberada, em média, em 40 dias.
A troca do programa de informática que cruza as informações do Ministério do Trabalho com o INSS e a Receita Federal, que deveria agilizar a liberação do benefício, deixou o sistema mais lento. Filas se tornaram frequentes e, muitas vezes, o desempregado tem de voltar no dia seguinte porque o programa simplesmente não funciona.
A pedagoga Regina Butafava, 47 anos, deu entrada no benefício em fevereiro, mas ainda não conseguiu receber nenhuma parcela do salário pago pelo governo. Ela foi até o posto da DRT (Delegacia Regional do Trabalho) da Martins Fontes, no Centro, saber o motivo da demora. “Dizem que o sistema bloqueou a liberação das parcelas”, reclama.
A engenheira civil Débora Casimiro, 37, só conseguiu receber duas parcelas do benefício. “Já vim cinco vezes para tentar resolver. Esse sistema deveria ser mais inteligente.”
A Secretaria Municipal do Emprego e Relações de Trabalho admite que existe um problema, mas afirma que o sistema é federal e cabe ao Ministério do Trabalho o apoio técnico. “Pela complexidade de informações, o sistema fica instável, causando erros e dificultando o atendimento”, disse a pasta.
“É forçoso concluir que a causa de interrupção no atendimento tenha correlação com mudança no sistema”, informou o Ministério do Trabalho, que enviou equipe a São Paulo para apurar as causas das seguidas panes. No caso de pagamentos suspensos, será permitida a liberação de uma só vez das parcelas acumuladas.
Portal Mais Emprego pretende agilizar atendimento em breve
O portal Mais Emprego é um aplicativo disponível na internet e está acessível para toda a rede do Ministério do Trabalho, composta por 2.650 unidades de atendimento. Os antigos sistemas utilizavam equipamentos que sobrecarregavam.
As novas aplicações da Dataprev, que está implantando o sistema, permitem a troca de dados via web e as vagas de emprego podem ser oferecidas em todo o país, segundo o ministério.
Além disso, o trabalhador que não apresentar as qualificações para determinado posto é inscrito automaticamente no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.





























