Menu

✖ Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
✖
24 SET 2026

Imagem do dia

https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335807783/

Imagem do dia - Força Sindical
✖

Enviar link da notícia por e-mail

Artigos

40 anos do Proálcool: Nossa Luta pelo Emprego e Desenvolvimento

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Artigos

40 anos do Proálcool: Nossa Luta pelo Emprego e Desenvolvimento

Por: Sérgio Luiz Leite, Serginho

Há 40 anos, nos idos de 1975, o Brasil foi contemplado pelo nascimento de um dos programas mais inovadores no campo energético e de cunho tecnológico e vanguardista de todo o mundo, o Proálcool!
No decorrer de sua estruturação, o programa conseguiu tornar o país um pouco mais autossuficiente em relação ao mercado de combustíveis, visto a alta dependência do petróleo, sendo o álcool um produto mais acessível economicamente e menos agressivo ao meio ambiente.

A FEQUIMFAR e seus Sindicatos filiados testemunharam e participaram ativamente de todo esse processo e nele, não podemos deixar de relembrar a organização sindical dos trabalhadores nas indústrias de fabricação do álcool combustível em todas as regiões do estado de São Paulo, coordenada, no decorrer dos anos 80 e 90, pelo companheiro Danilo Pereira da Silva, desde a fundação de associações de trabalhadores, que posteriormente se tornaram entidades sindicais de primeiro grau, assumindo a nomenclatura de sindicato da categoria química, como também na capacitação de dirigentes de Sindicatos já existentes, também filiados à Federação, para a representatividade dos que já trabalhavam no setor.

Sendo assim, não podemos deixar de lembrar de todo empenho dos Químicos pelo desenvolvimento no setor, que foi um dos principais responsáveis pela interiorização da economia nacional, com a consolidação de um programa de fabricação industrial do álcool combustível, num processo duradouro, e que estimulou a criação de inúmeros empregos direitos e indiretos.

Esses foram anos de muito trabalho e resistência, num conceito que se traduz nos esforços de nossa entidade e seus Sindicatos filiados, pela consolidação do setor e contra a crise que se abateu a partir de 1985, lembrando que a produção de álcool permaneceria estagnada em 11,48 bilhões de litros em média durante os anos de 1985/86 a 1989/90, determinando nesse período, uma contínua falta de álcool nos postos de abastecimento, dado que a frota de carros movidos a álcool crescera demasiadamente, e mesmo com uma reduzida oferta de álcool, existia um forte crescimento da frota movida a etanol, em que o combustível abastecia 9 em cada 10 veículos novos. Tudo isso numa época de forte inflação, fato que gerou uma grave estagnação do setor, que se acentuou até os anos 90, quando, no decorrer de toda a crise, tivemos um aumento gradativo do preço do álcool hidratado em relação ao da gasolina, que devido à carência do álcool nacional, resultou no aumento sucessivo de seu preço em relação ao da gasolina, indo de 64,5% em 1979 para 80% em 1990. Um fator decisivo, que somado a falta de credibilidade na garantia de abastecimento do álcool nos postos, resultou na falta de 1 a 2 bilhões de litros deste combustível  nos postos no ano de 1995. Todo um descontrole que fez com que o álcool sumisse dos postos e cria-se uma crise de confiança do consumidor, mas, que em resultou na queda do índice de produção de carros a álcool em cerca de 1%, sendo que a demanda por etanol no país passou a se resumir à frota antiga movida a álcool e ao combustível anidro, misturado à gasolina.

Mas não ficamos parados, pois, desde o final dos anos 90 até o início do novo século, os anos 2.000, nossos esforços pelo renascimento do Proálcool se intensificaram.  A busca pelo diálogo tripartite, junto ao governo e empresariado, além da mobilização dos trabalhadores, para uma série de manifestações em todo o Brasil, e que também levaram milhares de trabalhadores a Brasília, junto ao Governo e Congresso, em defesa do emprego, colaborou decisivamente para uma alavancagem do setor.

Relembrando, que no decorrer de todo esse ciclo, participamos ativamente do Pacto dos Bandeirantes e da Implantação da Frota Verde, entre outaras ações participativas e centradas no diálogo entre o governo paulista e o movimento sindical.

Nesse processo, consolidamos nossa presença em Brasília, no corpo a corpo com as autoridades, e que resultou num imenso fôlego para o setor, em que comprove os avanços econômicos e sociais conquistados durante os anos do governo Lula, junto ao advento do carro flex, com reconhecimento internacional, aumento de investimentos, valorização emprego e dos ganhos dos trabalhadores do setor. Paralelamente também foi constatado um alto índice de fusões e aquisições de empresas no setor, sendo que em muitos casos, com capital internacional.

Por tudo isso, fomos protagonistas na mobilização de toda categoria, para que, junto às autoridades, mostrar para toda sociedade, a necessidade de implantação de novos acordos, ações e incentivos ao programa.

Hoje, enfrentamos uma das mais graves crises da história, e com ela, assistimos um crescente endividamento de empresas do setor, onde se existe uma dívida no mercado financeiro, que beira a casa de 80 bilhões de reais, sendo que o montante do faturamento de todas as usinas e destilarias, numa única safra, está estimado em apenas em R$ 65 bilhões.

Mas se chegamos a essa preocupante situação, com certeza ela não se deve apenas a falta de medidas governamentais, porque fazemos questão de lembrar que uma série de incentivos e subsídios foi proporcionada às empresas do setor nos últimos anos. Tudo isso sem que houvesse uma única contrapartida em defesa do emprego e de benefícios aos trabalhadores do setor.

Recentemente, as empresas ganharam um novo “fôlego”, em que se pese a alta recente nas vendas do etanol, que somadas ao aumento da Cide na gasolina, mais a redução de impostos estaduais, proporcionando um pequeno alívio aos mandatários do setor.
Ressaltamos também uma grande vitória conquistada para os trabalhadores representados, com o fim da OJ 419, determinado em decorrência da pressão de nossa entidade, com o apoio da CNTQ e da Força Sindical, junto com os companheiros da Alimentação, corrigiu uma interpretação errônea da lei, visto que alguns juízes estavam transformando trabalhadores mecânicos, técnicos químicos, operadores de caldeira, entre outros, em trabalhadores do segmento rural, trazendo reflexos em relação a piso salarial e precarização de direitos e conquistas de vários anos.

Diante da pressão e do contexto jurídico iniciado na Ação que tramitou no TRT Campinas, o TST decidiu o cancelamento da OJ 419.
Por tudo isso, temos plena consciência de que fizemos e continuamos a fazer a nossa parte, não somente pela sobrevivência do setor, mas porque acreditamos no álcool/etanol como um combustível e mais limpo e responsável direto pelo emprego de milhões de brasileiros.

Mas, se temos pouco a comemorar, em razão de todo esse grave quadro em que se encontra o setor, muito ainda nos surpreende, em que se pese uma total falta de ações duradouras no âmbito tripartite e de novas políticas governamentais, em que os representantes máximos da classe trabalhadora possam ter um direito mínimo de reivindicar, propor soluções e discutir novas diretrizes, em benefício ao emprego dos trabalhadores e trabalhadoras do setor, em favorecimento não somente a sobrevivência do Proálcool, como também pelo crescimento econômico e social.

Acreditamos que o etanol é uma energia limpa, renovável, do presente, mas que precisa ter políticas empresariais, governamentais para se fortalecer para o futuro, para que possa gerar mais e melhores empregos, fortalecendo o desenvolvimento regional e de toda a Nação.

Sergio Luiz Leite,
Presidente da FEQUIMFAR e
1º secretário da Força Sindical

 

O trabalho que queremos para o comércio de Porto Alegre
Nilton Souza da Silva, o Neco

O trabalho que queremos para o comércio de Porto Alegre

Democracia e trabalho: o que está em jogo nestas eleições
Eusébio Pinto Neto

Democracia e trabalho: o que está em jogo nestas eleições

O assédio eleitoral nas relações de trabalho
José Roberto da Cunha

O assédio eleitoral nas relações de trabalho

Agosto Lilás – uma campanha de todos e todas
Maria Auxiliadora

Agosto Lilás – uma campanha de todos e todas

Nem reconstruir, nem reinventar: o sindicalismo deve resistir e cumprir sua missão histórica
Carolina Maria Ruy

Nem reconstruir, nem reinventar: o sindicalismo deve resistir e cumprir sua missão histórica

Acontecimento relevante
João Guilherme Vargas Netto

Acontecimento relevante

Saúde mental: responsabilidade de todos
Sérgio Luiz Leite, Serginho

Saúde mental: responsabilidade de todos

Dignidade, equilíbrio e respeito!
Gleberson Jales

Dignidade, equilíbrio e respeito!

Etarismo na Lapa: quando a conveniência expulsa o direito ao acolhimento
Andréa Gato

Etarismo na Lapa: quando a conveniência expulsa o direito ao acolhimento

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)
João Carlos Gonçalves, (Juruna)

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)
César Augusto de Mello

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir
Eduardo Annunciato, Chicão

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir

NOTA – Dialogar, ampliar alianças e defender o futuro do Brasil
Força 6 OUT 2026

NOTA – Dialogar, ampliar alianças e defender o futuro do Brasil

Sindicato amplia presença nas bases dos eletricitários
Força 6 OUT 2026

Sindicato amplia presença nas bases dos eletricitários

Novo Congresso ameaça avanço do fim da escala 6×1
Imprensa 6 OUT 2026

Novo Congresso ameaça avanço do fim da escala 6×1

CONTER-SP debate emprego, inovação e qualificação na Fiesp
Força 6 OUT 2026

CONTER-SP debate emprego, inovação e qualificação na Fiesp

Fundacentro reforça alerta sobre exposição ao benzeno
Força 5 OUT 2026

Fundacentro reforça alerta sobre exposição ao benzeno

5 de outubro reforça luta contra exposição ao benzeno
Força 5 OUT 2026

5 de outubro reforça luta contra exposição ao benzeno

Constituição Cidadã completa 38 anos de direitos e conquistas
Força 5 OUT 2026

Constituição Cidadã completa 38 anos de direitos e conquistas

Sinpospetro-RJ garante apoio à saúde de frentista
Força 5 OUT 2026

Sinpospetro-RJ garante apoio à saúde de frentista

Sintepav-BA amplia visitas e destaca conquista da cesta básica
Força 5 OUT 2026

Sintepav-BA amplia visitas e destaca conquista da cesta básica

Sinmed RN promove campanha solidária no Mês do Médico
Força 5 OUT 2026

Sinmed RN promove campanha solidária no Mês do Médico

Em defesa da democracia e da soberania brasileira: não interfiram em nossas eleições!
Força 2 OUT 2026

Em defesa da democracia e da soberania brasileira: não interfiram em nossas eleições!

STIAM fecha acordos com CandyMaster e Kicaldo
Força 2 OUT 2026

STIAM fecha acordos com CandyMaster e Kicaldo

Sinthoresp promove convivência e lazer para aposentados
Força 2 OUT 2026

Sinthoresp promove convivência e lazer para aposentados

Sinpospetro-RJ reforça campanha salarial na Baixada
Força 2 OUT 2026

Sinpospetro-RJ reforça campanha salarial na Baixada

Seminário da FIP debate direitos e desafios do sindicalismo
Força 1 OUT 2026

Seminário da FIP debate direitos e desafios do sindicalismo

Sinmed RN lança concurso fotográfico sobre “Vida feliz”
Força 1 OUT 2026

Sinmed RN lança concurso fotográfico sobre “Vida feliz”

MPT registra 463 denúncias de assédio eleitoral em 2026
Força 30 SET 2026

MPT registra 463 denúncias de assédio eleitoral em 2026

Sindicato oferece novas vantagens aos eletricitários
Força 30 SET 2026

Sindicato oferece novas vantagens aos eletricitários

Químicos de Ipaussu celebram 37 anos de história
Força 30 SET 2026

Químicos de Ipaussu celebram 37 anos de história

Metalúrgicos de Cerquilho reelegem Chapa 1
Força 29 SET 2026

Metalúrgicos de Cerquilho reelegem Chapa 1

Encontro no México debate relações de trabalho e diálogo social
Força 29 SET 2026

Encontro no México debate relações de trabalho e diálogo social

Sinmed RN celebra Mês do Médico com programação especial
Força 29 SET 2026

Sinmed RN celebra Mês do Médico com programação especial

Metalúrgicos SP ampliam mobilização na Campanha Salarial 2026
Força 29 SET 2026

Metalúrgicos SP ampliam mobilização na Campanha Salarial 2026

Sinmed-RN e Prefeitura retomam diálogo sobre saúde em Natal
Força 29 SET 2026

Sinmed-RN e Prefeitura retomam diálogo sobre saúde em Natal

Assembleia na Mitsubishi abre Campanha Salarial 2026/2027
Força 28 SET 2026

Assembleia na Mitsubishi abre Campanha Salarial 2026/2027

Sinpospetro RJ mobiliza frentistas na Baixada Fluminense
Força 28 SET 2026

Sinpospetro RJ mobiliza frentistas na Baixada Fluminense

Eletricitários SP preparam parceria para cuidar dos trabalhadores
Força 28 SET 2026

Eletricitários SP preparam parceria para cuidar dos trabalhadores

Sintepav-BA destaca conquistas para trabalhadores da categoria
Força 28 SET 2026

Sintepav-BA destaca conquistas para trabalhadores da categoria

Sintepav-BA percorre cidades e fortalece atuação sindical
Força 28 SET 2026

Sintepav-BA percorre cidades e fortalece atuação sindical

Químicos de Goiás realizam 16ª Festa dos Trabalhadores
Força 28 SET 2026

Químicos de Goiás realizam 16ª Festa dos Trabalhadores

Aguarde! Carregando mais artigos...