Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
11 AGO 2026

Imagem do dia

Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1

Atos pelo fim da escala 6x1 mobilizam estadosTrabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.

As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.

Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.

Atos nos estados

No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.

Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.

Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.

Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.

Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.

Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.

São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.

Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.

Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.

Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Artigos

A importância estratégica das relações Brasil-China

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Artigos

A importância estratégica das relações Brasil-China

Por: Sérgio Luiz Leite, Serginho
As históricas relações comerciais, políticas e diplomáticas entre Brasil e China são complexas e multifacetadas, precisando serem examinadas em alguns de seus aspectos centrais. Desde o chamado “boom de commodities” ocorrido nos anos 2000, as relações comerciais entre Brasil e China se intensificaram significativamente. A enorme demanda chinesa por bens primários, tais como, soja, carnes, petróleo, minérios de ferro etc., fez com que os preços dessas mercadorias fossem elevados no mercado internacional, apresentando assim um horizonte de oportunidade para expansão da produção brasileira impulsionada economicamente pelo crescimento chinês.
 
Por outro lado, na medida em que o Brasil ampliava suas exportações de commodities também perdia espaço no mercado internacional como produtor de bens industrializados com maior valor agregado, agravando o cenário de desindustrialização em marcha no país desde os anos 1990. Enquanto isso a industrialização chinesa avançou rapidamente com a massiva exportação de produtos com preços baixos produzidos com mão de obra barata. Porém, gradualmente, o país renovou-se do pejorativo “made in China” transformando-se na assim chamada “fábrica do mundo”, enquanto se tornava a segunda potência econômica mundial e erradicava a pobreza extrema em seu território – façanha notável diante da pobreza que assolava 98,7% da população rural chinesa em 1978.
 
No contexto atual, apesar da guerra comercial entre chineses e norte-americanos desde a eleição de Trump, que afetou todas as projeções de crescimento mundial nos últimos anos, a China consolidou-se como o principal parceiro comercial do Brasil. A balança comercial brasileira com a China foi superavitária ao longo de toda a última década, com crescimento anual médio de 14% das exportações, que chegaram a 63,3 bilhões de dólares em 2019 e um superávit de 28 bilhões de dólares. Os Estados Unidos são o segundo principal parceiro comercial brasileiro, entretanto as exportações brasileiras para os nortes americanos foram de 29,7 bilhões de dólares no ano passado, ou seja, duas vezes menor que as exportações para a China. Além disso, o saldo da balança comercial entre Brasil e Estados Unidos foi negativo aos brasileiros em 374 milhões de dólares em 2019. Estes números reforçam a importância dos BRICS, ou os “Cinco Grandes”, bloco econômico formado por países chamados emergentes, cujo Brasil é o único representante do continente americano.
 
Diante deste complexo cenário, o Brasil se encontra no meio de uma disputa comercial entre China e Estados Unidos, ambos interessados no mercado consumidor brasileiro para fornecimento da tecnologia 5G, a internet móvel de quinta geração. Esta tecnologia é de fundamental importância para a melhora na qualidade, velocidade e estabilidade das transferências de dados digitais, para a ampliação da rede de cobertura com redução de custos e, finalmente, para a denominada “internet das coisas” que se avizinha com a Indústria 4.0. A decisão brasileira sobre qual tecnologia 5G será implementada no país determinará em grande medida as possibilidades de incremento tecnológico para a indústria e sociedade brasileira nos próximos anos.
 
Apesar do leilão da rede 5G ser organizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), que possui “independência administrativa” segundo a Lei Geral de Comunicações, o governo tem apresentado publicamente sua disposição em favorecer o serviço norte-americano independente de seu custo ou qualidade técnica. Eduardo Bolsonaro, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara e filho do presidente da República, defendeu em suas redes socias “uma aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”. A resposta da embaixada chinesa foi bastante direta, destacando como estas alegações são “infundadas” e “solapam” as relações entre os países. Em abril deste ano as relações diplomáticas já haviam sido estremecidas pelo ex-Ministro da Educação, Abraham Weintraub, com suas manifestações xenofóbicas e insinuações do sobre como a China se favoreceria com a crise do coronavírus.
 
O despreparo e incompetência do governo ameaça a base tecnológica disponível à indústria e à sociedade brasileira nos próximos anos, bem como as relações já consolidadas com o principal parceiro comercial demandante de produtos brasileiros. Em uma conjuntura de estagnação que se arrasta desde 2015 e que somente se agravou com a pandemia, o governo brasileiro põe em risco uma das mais promissoras oportunidades de retomada da atividade econômica. Isto porque a renda per capta chinesa tem crescido substancialmente nos últimos anos, formando assim um enorme mercado consumidor com mais de um bilhão de chineses aptos ao consumo de bens finais e não apenas de commodities de baixo valor agregado.
 
Portanto, precisamos ampliar as relações comerciais com a China, intensificar e garantir transferência tecnológica, fortalecendo a cooperação entre os países dos BRICS e lutando por uma integração comercial inclusiva e coletiva.
 
Sergio Luiz Leite, Serginho
Presidente da FEQUIMFAR e
1º secretário da Força Sindical
Agosto Lilás – uma campanha de todos e todas
Maria Auxiliadora

Agosto Lilás – uma campanha de todos e todas

Nem reconstruir, nem reinventar: o sindicalismo deve resistir e cumprir sua missão histórica
Carolina Maria Ruy

Nem reconstruir, nem reinventar: o sindicalismo deve resistir e cumprir sua missão histórica

Acontecimento relevante
João Guilherme Vargas Netto

Acontecimento relevante

A fortaleza do sindicato
Eusébio Pinto Neto

A fortaleza do sindicato

Saúde mental: responsabilidade de todos
Sérgio Luiz Leite, Serginho

Saúde mental: responsabilidade de todos

Dignidade, equilíbrio e respeito!
Gleberson Jales

Dignidade, equilíbrio e respeito!

Etarismo na Lapa: quando a conveniência expulsa o direito ao acolhimento
Andréa Gato

Etarismo na Lapa: quando a conveniência expulsa o direito ao acolhimento

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador
Nilton Souza da Silva, o Neco

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais
José Roberto da Cunha

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)
João Carlos Gonçalves, (Juruna)

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)
César Augusto de Mello

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir
Eduardo Annunciato, Chicão

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir

Dois anos sem João Inocentini
Milton Cavalo

Dois anos sem João Inocentini

Eletricitários de SP lançam pesquisa para ouvir trabalhadores
Força 26 AGO 2026

Eletricitários de SP lançam pesquisa para ouvir trabalhadores

Trabalhadores da saúde anunciam paralisação em São Paulo
Força 26 AGO 2026

Trabalhadores da saúde anunciam paralisação em São Paulo

Dia 30 terá mobilização nacional pelo fim da escala 6×1
Força 26 AGO 2026

Dia 30 terá mobilização nacional pelo fim da escala 6×1

PROSSIGA inicia nova etapa de qualificação em Catalão
Força 25 AGO 2026

PROSSIGA inicia nova etapa de qualificação em Catalão

Mobilização na Paulista cobra jornada de 40 horas
Força 25 AGO 2026

Mobilização na Paulista cobra jornada de 40 horas

Metalúrgicos fazem assembleia da Campanha Salarial 2026
Força 25 AGO 2026

Metalúrgicos fazem assembleia da Campanha Salarial 2026

Força Sindical leva voz dos trabalhadores a seminário no TCU
Força 25 AGO 2026

Força Sindical leva voz dos trabalhadores a seminário no TCU

Eusébio Neto debate desafios do movimento sindical
Força 25 AGO 2026

Eusébio Neto debate desafios do movimento sindical

CNJ amplia diálogo por Política Nacional de Trabalho Decente
Força 25 AGO 2026

CNJ amplia diálogo por Política Nacional de Trabalho Decente

Sindicatos discutem concessões da Enel e cobram garantias
Força 25 AGO 2026

Sindicatos discutem concessões da Enel e cobram garantias

Jornada de 40 horas e fim da escala 6×1 avançam no Senado
Força 25 AGO 2026

Jornada de 40 horas e fim da escala 6×1 avançam no Senado

Força Sindical e OIT debatem desafios do trabalho no Brasil
Força 24 AGO 2026

Força Sindical e OIT debatem desafios do trabalho no Brasil

Metalúrgicos SP preparam assembleia da Campanha Salarial 2026
Força 24 AGO 2026

Metalúrgicos SP preparam assembleia da Campanha Salarial 2026

“Momento é decisivo para acabar com escala 6×1”, diz Juruna à JovemPan
Força 24 AGO 2026

“Momento é decisivo para acabar com escala 6×1”, diz Juruna à JovemPan

Sinthoresp amplia atuação internacional com filiação à ITF
Força 21 AGO 2026

Sinthoresp amplia atuação internacional com filiação à ITF

Sintracon-SP promove 2º Campeonato de Dominó
Força 20 AGO 2026

Sintracon-SP promove 2º Campeonato de Dominó

Eletricitários recebem orientação sobre assédio e NR-1
Força 20 AGO 2026

Eletricitários recebem orientação sobre assédio e NR-1

Metalúrgicos definem pauta da Campanha Salarial dia 28
Força 20 AGO 2026

Metalúrgicos definem pauta da Campanha Salarial dia 28

Ato em Santa Catarina reforça luta pela jornada de 40 horas
Força 19 AGO 2026

Ato em Santa Catarina reforça luta pela jornada de 40 horas

SinSaúdeSP mobiliza trabalhadores após rejeição de proposta patronal
Força 18 AGO 2026

SinSaúdeSP mobiliza trabalhadores após rejeição de proposta patronal

FEQUIMFAR prepara novos dirigentes para atuação sindical
Força 18 AGO 2026

FEQUIMFAR prepara novos dirigentes para atuação sindical

Metalúrgicos garantem PLR 2026 na Adelco e Cinpal
Força 18 AGO 2026

Metalúrgicos garantem PLR 2026 na Adelco e Cinpal

Sindest defende separação entre finanças e gestão em Santos
Força 18 AGO 2026

Sindest defende separação entre finanças e gestão em Santos

Sindicato dos Eletricitários SP sorteia benefícios e amplia parcerias
Força 18 AGO 2026

Sindicato dos Eletricitários SP sorteia benefícios e amplia parcerias

Jerônimo Rodrigues e Sintepav-BA acompanham obras no Rio Jequitinhonha
Força 18 AGO 2026

Jerônimo Rodrigues e Sintepav-BA acompanham obras no Rio Jequitinhonha

Metalúrgicos SP apresentam pauta salarial no dia 28
Força 18 AGO 2026

Metalúrgicos SP apresentam pauta salarial no dia 28

Sinpospetro RJ garante pagamentos atrasados na rede Metta
Força 17 AGO 2026

Sinpospetro RJ garante pagamentos atrasados na rede Metta

Sindicalistas debatem estratégias para eleições de 2026
Força 17 AGO 2026

Sindicalistas debatem estratégias para eleições de 2026

Seminário debate relações do trabalho no transporte
Força 17 AGO 2026

Seminário debate relações do trabalho no transporte

Sindec-POA inaugura Sindec Delas: acolhimento e proteção às mulheres
Força 17 AGO 2026

Sindec-POA inaugura Sindec Delas: acolhimento e proteção às mulheres

Aguarde! Carregando mais artigos...