Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
11 AGO 2026

Imagem do dia

Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1

Atos pelo fim da escala 6x1 mobilizam estadosTrabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.

As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.

Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.

Atos nos estados

No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.

Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.

Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.

Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.

Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.

Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.

São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.

Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.

Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.

Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Artigos

Brasil precisa de Lula amplo e conciliador

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Artigos

Brasil precisa de Lula amplo e conciliador

Por: João Carlos Gonçalves, (Juruna)
Domingo, 30 de outubro, abri uma cerveja para comemorar a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para presidência da República e pensei nos caminhos tortuosos que viabilizaram essa vitória.
 
Há seis anos enfrentamos perdas e retrocessos em nosso país. Perdas sustentadas pelo uso político de setores na justiça conflagrados na operação Lava Jato, pelo mau uso das redes sociais e pela intensa disseminação de notícias falsas. 
 
Do nosso lado, do campo progressista, além de todas as dificuldades impostas por esse contexto adverso, lidamos com dilemas acerca da resistência de grupos sectários com relação à necessidade da formação de uma frente ampla. A crise política e econômica acentuou esse debate fracionando também o nosso campo. 
 
Já em novembro de 2019, publiquei em alguns sites, junto com meu saudoso amigo Wagner Gomes (fundador e secretário geral da CTB – Central dos Trabalhadores Brasileiros), um artigo em que ressaltávamos a urgência de construir uma frente progressista heterogênea “que se alargue até o centro e que, muito importante, conte com pessoas que proporcionem um diálogo francamente amplo”. 
 
Projetávamos, já naquela época em que ainda terminava o primeiro ano do governo Bolsonaro, uma composição política em defesa da democracia.
 
Não foi fácil! Nos debates entre as centrais sindicais para a construção dos 1ºs de Maio – Dia do Trabalhador, por exemplo, ainda que a maioria quisesse um evento o mais diversificado possível, com presença de partidos como o PSDB e o MDB, uma minoria barulhenta não aceitava, acusando os demais de entreguistas sem compromisso social.
 
Vencemos os sectários e em todos as comemorações de 1º de Maio sob o desgoverno Bolsonaro, apresentamos para a sociedade uma unidade forte e grande capacidade conciliadora ao agregar personalidades políticas como Lula, Fernando Henrique Cardoso, Marina Silva e Ciro Gomes.
 
Em outro artigo que assinei com o Wagner (como amigos, secretários de central, assinávamos muitos artigos juntos) e desta vez também com Álvaro Egea (secretário geral da CSB – Central de Sindicatos Brasileiros), chamado “A construção da unidade no 1º de Maio das centrais sindicais”, de maio de 2020, apontamos que: “Conseguimos furar a bolha e nos recolocamos com altivez no debate político. Transformamo-nos em um polo aglutinador de partidos, movimentos sociais e instituições democráticas”. 
 
Foram projeções que se realizaram desde as primeiras articulações sobre a chapa lulista. E a vitória da democracia no dia 30 de outubro mostrou que estávamos certos.
 
Logo que apareceram, em novembro de 2021, na coluna da Mônica Bergamo (Folha de São Paulo), sinais da aproximação entre Lula e Alckmin, adversários em eleições passadas, renovaram-se as esperanças em nosso combalido campo progressista.
 
Tanto Lula quanto Alckmin sempre tiveram uma relação muito boa e produtiva com o movimento sindical e, por isso, entendemos que poderíamos ajudar nesta aproximação. Valemo-nos, então, da experiência que adquirimos em nossos 1ºs de Maio unitários e da postura moderada que o sindicalismo exige para dialogar com todos os trabalhadores. 
 
Desta forma, nos unimos Força Sindical, UGT, CTB e Nova Central para incentivar essa aliança. Tivemos um encontro com Alckmin na Federação dos Químicos do Estado de São Paulo, onde deixamos claro que ele teria (e tem) todo nosso apoio para ser vice de Lula. Alckmin ainda se mostrava resoluto, mas deixava transparecer no enfoque nacional (não estadual) que dava às suas falas, uma simpatia pela aliança que nascia.
 
Em outro encontro, de Lula com sindicalistas da Força Sindical, falamos para o presidente: "Lula, vamos para essa eleição para ganhar. E não para marcar posição. Para ganhar é preciso ampliar o leque de alianças. Não podemos repetir a chapa pura de 2018".
Hoje posso afirmar sem erro que ajudamos na formação desta poderosa coalizão. 
 
O Wagner infelizmente nos deixou em agosto de 2021 e não pôde ver a chapa Lula e Geraldo Alckmin vencer, consagrando a frente ampla pela qual ele tanto lutou. Estamos aqui também pela memória dele e de tantos outros.
 
O que se viu na Avenida Paulista, após a apuração do segundo turno, Lula, Alckmin, Simone Tebet, André Janones, Randolfe Rodrigues, Paulinho da Força, em meio a uma multidão de brasileiros felizes, foi o mais belo retrato da democracia. Uma imagem que nos remete às Diretas Já, com políticos de várias matizes pedindo o fim da ditadura. 
 
Estou certo de que o próximo governo será marcado pelo diálogo, pela defesa dos interesses dos trabalhadores e da sociedade brasileira, pelo fortalecimento das entidades sociais, principalmente sindicais, para que possam fortalecer as negociações coletivas. 
 
Lula melhor que ninguém, poderá reconduzir o Brasil ao rumo do desenvolvimento com justiça social e modernidade. Ele foi capaz de vencer com todos. Será capaz de governar com outros. É um líder único, raro, que se compara a grandes líderes da história como Getúlio Vargas, Fidel Castro e Nelson Mandela.  
 
É o que o Brasil precisa. Vamos em frente!
 
João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário geral da Força Sindical
Agosto Lilás – uma campanha de todos e todas
Maria Auxiliadora

Agosto Lilás – uma campanha de todos e todas

Nem reconstruir, nem reinventar: o sindicalismo deve resistir e cumprir sua missão histórica
Carolina Maria Ruy

Nem reconstruir, nem reinventar: o sindicalismo deve resistir e cumprir sua missão histórica

Acontecimento relevante
João Guilherme Vargas Netto

Acontecimento relevante

A fortaleza do sindicato
Eusébio Pinto Neto

A fortaleza do sindicato

Saúde mental: responsabilidade de todos
Sérgio Luiz Leite, Serginho

Saúde mental: responsabilidade de todos

Dignidade, equilíbrio e respeito!
Gleberson Jales

Dignidade, equilíbrio e respeito!

Etarismo na Lapa: quando a conveniência expulsa o direito ao acolhimento
Andréa Gato

Etarismo na Lapa: quando a conveniência expulsa o direito ao acolhimento

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador
Nilton Souza da Silva, o Neco

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais
José Roberto da Cunha

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)
João Carlos Gonçalves, (Juruna)

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)
César Augusto de Mello

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir
Eduardo Annunciato, Chicão

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir

Dois anos sem João Inocentini
Milton Cavalo

Dois anos sem João Inocentini

Eletricitários de SP lançam pesquisa para ouvir trabalhadores
Força 26 AGO 2026

Eletricitários de SP lançam pesquisa para ouvir trabalhadores

Trabalhadores da saúde anunciam paralisação em São Paulo
Força 26 AGO 2026

Trabalhadores da saúde anunciam paralisação em São Paulo

Dia 30 terá mobilização nacional pelo fim da escala 6×1
Força 26 AGO 2026

Dia 30 terá mobilização nacional pelo fim da escala 6×1

PROSSIGA inicia nova etapa de qualificação em Catalão
Força 25 AGO 2026

PROSSIGA inicia nova etapa de qualificação em Catalão

Mobilização na Paulista cobra jornada de 40 horas
Força 25 AGO 2026

Mobilização na Paulista cobra jornada de 40 horas

Metalúrgicos fazem assembleia da Campanha Salarial 2026
Força 25 AGO 2026

Metalúrgicos fazem assembleia da Campanha Salarial 2026

Força Sindical leva voz dos trabalhadores a seminário no TCU
Força 25 AGO 2026

Força Sindical leva voz dos trabalhadores a seminário no TCU

Eusébio Neto debate desafios do movimento sindical
Força 25 AGO 2026

Eusébio Neto debate desafios do movimento sindical

CNJ amplia diálogo por Política Nacional de Trabalho Decente
Força 25 AGO 2026

CNJ amplia diálogo por Política Nacional de Trabalho Decente

Sindicatos discutem concessões da Enel e cobram garantias
Força 25 AGO 2026

Sindicatos discutem concessões da Enel e cobram garantias

Jornada de 40 horas e fim da escala 6×1 avançam no Senado
Força 25 AGO 2026

Jornada de 40 horas e fim da escala 6×1 avançam no Senado

Força Sindical e OIT debatem desafios do trabalho no Brasil
Força 24 AGO 2026

Força Sindical e OIT debatem desafios do trabalho no Brasil

Metalúrgicos SP preparam assembleia da Campanha Salarial 2026
Força 24 AGO 2026

Metalúrgicos SP preparam assembleia da Campanha Salarial 2026

“Momento é decisivo para acabar com escala 6×1”, diz Juruna à JovemPan
Força 24 AGO 2026

“Momento é decisivo para acabar com escala 6×1”, diz Juruna à JovemPan

Sinthoresp amplia atuação internacional com filiação à ITF
Força 21 AGO 2026

Sinthoresp amplia atuação internacional com filiação à ITF

Sintracon-SP promove 2º Campeonato de Dominó
Força 20 AGO 2026

Sintracon-SP promove 2º Campeonato de Dominó

Eletricitários recebem orientação sobre assédio e NR-1
Força 20 AGO 2026

Eletricitários recebem orientação sobre assédio e NR-1

Metalúrgicos definem pauta da Campanha Salarial dia 28
Força 20 AGO 2026

Metalúrgicos definem pauta da Campanha Salarial dia 28

Ato em Santa Catarina reforça luta pela jornada de 40 horas
Força 19 AGO 2026

Ato em Santa Catarina reforça luta pela jornada de 40 horas

SinSaúdeSP mobiliza trabalhadores após rejeição de proposta patronal
Força 18 AGO 2026

SinSaúdeSP mobiliza trabalhadores após rejeição de proposta patronal

FEQUIMFAR prepara novos dirigentes para atuação sindical
Força 18 AGO 2026

FEQUIMFAR prepara novos dirigentes para atuação sindical

Metalúrgicos garantem PLR 2026 na Adelco e Cinpal
Força 18 AGO 2026

Metalúrgicos garantem PLR 2026 na Adelco e Cinpal

Sindest defende separação entre finanças e gestão em Santos
Força 18 AGO 2026

Sindest defende separação entre finanças e gestão em Santos

Sindicato dos Eletricitários SP sorteia benefícios e amplia parcerias
Força 18 AGO 2026

Sindicato dos Eletricitários SP sorteia benefícios e amplia parcerias

Jerônimo Rodrigues e Sintepav-BA acompanham obras no Rio Jequitinhonha
Força 18 AGO 2026

Jerônimo Rodrigues e Sintepav-BA acompanham obras no Rio Jequitinhonha

Metalúrgicos SP apresentam pauta salarial no dia 28
Força 18 AGO 2026

Metalúrgicos SP apresentam pauta salarial no dia 28

Sinpospetro RJ garante pagamentos atrasados na rede Metta
Força 17 AGO 2026

Sinpospetro RJ garante pagamentos atrasados na rede Metta

Sindicalistas debatem estratégias para eleições de 2026
Força 17 AGO 2026

Sindicalistas debatem estratégias para eleições de 2026

Seminário debate relações do trabalho no transporte
Força 17 AGO 2026

Seminário debate relações do trabalho no transporte

Sindec-POA inaugura Sindec Delas: acolhimento e proteção às mulheres
Força 17 AGO 2026

Sindec-POA inaugura Sindec Delas: acolhimento e proteção às mulheres

Aguarde! Carregando mais artigos...