Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Dia 24: pressão total em Brasília!
quarta-feira, 17 de maio de 2017
Artigos
Representantes da Força Sindical e das demais centrais já estão mobilizados e atuando intensamente, em Brasília, num corpo a corpo com parlamentares do Congresso Nacional, para pressioná-los e sensibilizá-los a apoiar a luta dos trabalhadores contra as propostas das reformas da Previdência e trabalhista que o governo quer nos enfiar “goela abaixo”.
As referidas propostas, em tramitação no Congresso, suprimem direitos históricos dos trabalhadores, conquistados com muito empenho e sacrifício ao longo dos anos. Um verdadeiro atentado contra quem sempre trabalhou duro para o crescimento do País e uma demonstração clara e efetiva da total indiferença que o governo dispensa ao povo brasileiro.
Todas as conquistas obtidas pelo movimento sindical e pelo conjunto de trabalhadores foram frutos de muita mobilização e luta, e desta vez não será diferente. Não podemos aceitar retrocessos no que se refere a direitos duramente conquistados. Para tanto, as centrais decidiram realizar, no próximo dia 24 de maio, uma “Marcha para Brasília” pela manutenção dos nossos direitos trabalhistas, previdenciários e sociais.
Não aceitaremos, em hipótese alguma, ver o nosso futuro, e o futuro das próximas gerações, dilapidados por reformas equivocadas e injustas que penalizam justamente os menos favorecidos. Queremos mudanças nos textos originais das propostas, que amenizem tudo aquilo que os trabalhadores vêm sofrendo à simples menção da retirada de direitos.
O corpo a corpo com os parlamentares será, ainda, bastante intensificado já a partir dos próximos dias com a chegada de sindicalistas de todos os Estados e regiões do País. No dia 24, com a chegada da Marcha ao Distrito Federal , haverá uma grande manifestação, pacífica e democrática, em frente ao Congresso Nacional, contra as arbitrariedades que o governo nos quer impor a todo custo.
Esta luta é de todos os brasileiros! Lutamos pelos nossos direitos a um trabalho decente, a uma aposentadoria digna e pela manutenção dos nossos sonhos de um futuro melhor. Participem desta luta!
João Carlos Gonçalves – Juruna
Secretário-geral da Força Sindical e vice-presidente dos Metalúrgicos de São Paulo





























