Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Dia Mundial para a Segurança e Saúde no Trabalho – 28 de abril de 2011
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Artigos
Em 28 de abril, a Organização Internacional do Trabalho – OIT celebra o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, com o objetivo de promover a prevenção de acidentes e doenças profissionais no mundo. O dia 28 de abril foi a data em que 78 trabalhadores perderam a vida em uma Mina nos EUA.
Para muitos – os menos informados – trata-se de apenas mais uma data comemorativa – especialmente porque a grande maioria das pessoas não tem a mínima idéia da quantidade de pessoas que perdem sua vida e saúde em razão do trabalho e outros porque acham que acidentes e doenças do trabalho só ocorrem distantes das suas vidas e profissões e que, portanto o assunto não merece atenção.
Em 2008, 2.757 trabalhadores da Indústria da construção foram mortos por acidentes de trabalho no Brasil e 12.071 trabalhadores ficaram lesionados e incapacitados por terem sofridos acidentes de trabalho. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, esses números não são oficiais, ou seja, não representam a realidade, devido à existência de empregos informais e de empresas não registradas que atuam no país.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho – OIT anualmente ocorrem algo em torno de 270 milhões de acidentes do trabalho no mundo – sendo que cerca de 2 milhões com vítimas. Neste mesmo tempo surgem 160 milhões de novos casos de doenças relacionados ao trabalho. Segundo a mesma fonte estima-se que no Brasil as mortes fiquem em torno de 57 mil por ano. Pelas contas da OIT – no mundo – a cada minuto três trabalhadores morrem em razão do trabalho – por dia são 6 mil mortes o que representa o dobro do número de pessoas mortas pelas guerras no mesmo período.
O universo dos acidentes e doenças do trabalho não é restrito apenas ao que de vez em quando vemos através dos meios de comunicação que nos causa a impressão de que acidentes deste tipo só ocorrem em obras e fábricas. Há todo um universo de doenças ligadas ao trabalho que a cada dia crescem em todos os segmentos atingindo, boa parte das vezes, de forma sutil, as mais diversas atividades e profissões. Exemplos disso são os problemas da voz, que entre outros atingem os professores, os danos na saúde mental que atingem executivos e policiais entre outros, e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT-LER) que vem fazendo vítimas em quase todos os segmentos da sociedade com números alarmantes. Assim, o que há poucos anos parecia uma realidade distante de boa parte da sociedade hoje é uma realidade preocupante em quase todos os segmentos.
Infelizmente os danos causados pelo trabalho não ficam restritos apenas as conseqüências imediatas que a grande maioria das pessoas consegue perceber. Na realidade os problemas só começam na ocorrência do acidente ou doença abrindo-se uma imensa avenida de sofrimento físico e mental e dificuldades sociais. Para fins da legislação brasileira a doença no trabalho equivale ao acidente e o que difere os dois e apenas o momento da verificação do dano – sendo que caso do acidente a lesão surge imediatamente e no caso da doença mediatamente.
Segundo a própria OIT, trata-se de uma campanha que se destina a “concentrar a atenção internacional sobre as novas tendências no campo da segurança e saúde ocupacional e à magnitude dos acidentes de trabalho, doenças e mortes em todo o mundo“, como parte integrante da “Estratégia global para a Segurança e Saúde Ocupacional“.
Neste ano, a campanha está centrada na implementação de Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional – SGSSO como “ferramenta para a melhoria contínua na prevenção de incidentes e acidentes de trabalho“, com base no ciclo PDCA: PLAN, DO, CHECK, ACT (ILO, 2011).
Nos dias 28 e 29 próximos a Superintendência Regional do Trabalho e Fundacentro, juntamente com o FORUMAT, MPT e as organizações Sindicais, estarão promovendo Seminários nos auditórios da Fundacentro e do Ministério Público do Trabalho, onde o tema será sobre a Sáude dos Trabalhadores(as), com o objetivo de provocar o debate sobre as condições de trabalho no estado, a negligência com a segurança em alguns segmentos e alertar para as doenças ocupacionais, que acometem os trabalhadores por conta da função que exercem.
Especificamente no setor da indústria da construção pesada, temos atualmente, grandes desafios a serem encarados nestes aspectos de segurança e saúde no trabalho, principalmente em virtude do volume de obras e do quantitativo de trabalhadores envolvidos, com a implementação das obras do PAC, e que vem sendo tratadas pelo SINTEPAV, com a maior seriedade e acompanhamento possível.
O SINTEPAV dispõe de uma Diretoria específica para tratar destes assuntos e não tem medido esforços para corresponder as expectativas dos companheiros trabalhadores nesta área, através do acompanhamento e assessoramento nos vários canteiros de obra do estado da Bahia.
* Com Informações obtidas no site da International Labour Organization – ILO (http://www.ilo.org)
Iranildo Domingos de Souza
Diretor Secretário de Saúde Ocupacional, Higiene e Segurança do Trabalho do Sintepav-Bahia





























