Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
É a hora dos “santos” aparecerem!
terça-feira, 7 de agosto de 2018
Artigos
Neste mês que está se iniciando alguns lugares se tornaram perigosos para frequentarmos: O boteco da esquina. A padaria. O restaurante bem popular. O campo de futebol. A feira-livre. O ponto de ônibus. O circular. A fila do banco. Os velórios. As igrejas. O supermercado. As festas populares….
Em todos os relacionados e, em mais alguns que possa ter me esquecido, aparece uma figura que os simples mortais veem a cada quatro anos: Os candidatos. É hora de beijar as crianças, abraçar idosos, ser atencioso com a sua aflição. Enfim; é hora de todos virarem santos, humildes, preocupados com a saúde, desejosos de melhorar a educação, criteriosos nos gastos públicos, batalhadores pela geração de empregos e prestativos com o povo, especialmente os miseráveis e pobres, já que representam a imensa maioria dos eleitores.
É claro que no meio desta matilha toda, alguns poucos merecem nossa atenção, respeito e voto. Mas a ampla maioria não merece, sequer, que estendamos a mão para o cumprimento. Já conhecemos o roteiro: passada a eleição não encontramos mais estes “santos” nem no “altar” que o voto lhes consagra (as assembleias, o senado, e os palácios executivos). Somem. Desaparecem. Esquecem, literalmente, que você existe. A saúde, a educação, a decência com o dinheiro público, o transporte de qualidade, a geração de emprego, o respeito às diferenças e tudo o mais fica guardado, bem guardado, para virar palanque e discurso daqui a mais quatro anos.
Precisamos mudar esta realidade. Recentemente, os trabalhadores em geral foram apunhalados pela aprovação da Reforma Trabalhista, que de reforma não teve nada. O que teve foi destruição de direitos e conquistas históricas. Por isso (e por tudo o mais que estamos vivenciando) precisamos, principalmente os mais humildes, que dependem de serviços públicos, votar com absoluta consciência, analisando o que o candidato fez ao longo de sua vida pública. Tenham certeza que somente nós, com o voto bem dado, poderemos mudar esta situação absurda que vivemos. É hora de desnudar “os santos” e deixar a mostra o lobo que tem nos abocanhado.
Helena Ribeiro da Silva
Presidenta do SEAAC de Americana e Região





























