Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Força Sindical avança no Maranhão
domingo, 11 de abril de 2010
Artigos
A Força Sindical Maranhão, através de sua Direção Estadual está pondo em prática em 2010, uma série de ações administrativas, que tem por objetivo, estruturar e fortalecer o crescimento da Central, alavancando de vez o seu desenvolvimento no Estado, por meio da filiação em massa de novos Sindicatos a sua base, além de outras ações já de conhecimento da Direção Nacional.
Iniciamos a partir do dia 04 de Janeiro, um plano de ação agressivo, baseado em um calendário de visitas a pequenos, médios e grandes Sindicatos de São Luís e outros pontos do Estado, filiados a CUT e outras Centrais Sindicais, formulando aos seus dirigentes, convites para filiarem suas entidades à Força Sindical, o que alguns estão aceitando.
Paralelamente, a Direção Estadual começou a atuar junto às colônias de pescadores, já filiadas à Força Sindical no Maranhão e está atuando também fortemente junto a Entidades Sindicais, que não se encontram filiadas ainda a nenhuma Central Sindical, processo que se soma no Estado, ao trabalho eventual, desenvolvido sob orientação da Direção Nacional, pelo Assessor Olívio Pereira (Juninho), que tem acompanhado a Direção Estadual em visitas aos Sindicatos na Capital e Interior do Estado.
A partir dos primeiros resultados obtidos com a filiação de novos Sindicatos à Central, oriundos do trabalho acima citado, desenvolvido pela Direção Estadual, estipulou-se uma meta: Trabalharemos a filiação de 50 novos Sindicatos à Força Sindical no Maranhão, até o dia 31 de Dezembro de 2010.
Da meta acima estipulada para 2010, já contabilizamos até o dia 31 de Março, cerca de doze Entidades Sindicais filiadas sendo: 07 Sindicatos de Agentes Comunitários, a Federação Estadual da Categoria, 03 Sindicatos de Mototaxistas e 01 Sindicato de Servidores Públicos Vigilantes do Estado, este último com 4.500 trabalhadores na base.
Estão em fase adiantada de negociação para virem para a Força Sindical: o Sindicato dos Policiais Civis do Estado (CUT), Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado (CUT), Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado (CUT), Sindicato dos Professores da Rede Municipal de São Luís (sem filiação à Central), entre outros que estamos iniciando negociações.
O foco da Direção Estadual para alcançar a meta, com novas filiações em 2010, é atuar com prioridade junto ao crescente número de Sindicatos de Servidores Públicos Municipais do Estado. Segundo informações prestadas pela FETRACSE (Federação de Trabalhadores no Serviço Público da Região Centro Sul do Maranhão), com sede em Presidente Dutra, cuja referida entidade conta atualmente com dezoito Sindicatos filiados e que está vindo com toda a sua base para a Força Sindical, essa Federação estima que tem atualmente mais de 100 novos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais no Estado. Os Concursos Públicos realizados no Maranhão pelas Prefeituras, sob a pressão do Ministério Público, contribuíram para a crescente organização desses trabalhadores em Sindicatos. A maioria dessas entidades não estão filiadas a nenhuma Central Sindical e muitos desses Sindicatos, já aguardam o registro sindical em Brasília.
Uma das estratégias que será adotada pela Direção Estadual nesta segunda etapa, já a partir de Maio, para filiar à nossa Central, parte desses e outros Sindicatos de outras categorias, será a realização de cinco Seminários Regionais no Estado, de Formação de Dirigentes Sindicais, com a entrega de Certificado aos participantes, cujos Seminários terão a duração de um dia cada.
Os referidos Seminários, já estão sendo programados e irão acontecer em cinco Regiões distintas do Estado, tendo como sedes, Municípios estratégicos como: Imperatriz, Caxias, Presidente Dutra, Santa Inês e Pinheiro, na Região da Baixada Ocidental Maranhense.
Fecharemos o circuito de Seminários Regionais em 2010, com a realização de uma Plenária Estadual em São Luís, no dia 03 de Dezembro, e que contará possivelmente com a presença do Presidente da Central Nacional, o Deputado Federal, Paulo Pereira da Silva, o Secretário Geral, João Carlos Gonçalves (Juruna) e o Secretário de Relações Sindicais, Geraldino dos Santos. Nessa oportunidade, esperamos já ter cumprido a meta, de 50 Sindicatos filiados.
Há de se convencer a Direção Nacional da Central, que o trabalho ora realizado sob sua orientação no Estado do Maranhão em caráter excepcional para a filiação de Sindicatos passou a ter pouca vantagem, em relação ao trabalho que está sendo desenvolvido agora pela Direção Estadual nesse sentido.
Um trabalho dessa monta, não pode ser mais ocasional, ou eventual, pois exige exaustivas negociações, discussões acaloradas, muitas idas e vindas, contatos pessoais permanentes. Exige também a montagem de estratégias bem elaboradas para o convencimento de dirigentes sindicais arredios, o que requer doses sábias de paciência.
Sem esses e outros fatores, levados em consideração, o trabalho não se concretizará com resultados satisfatórios para a Central, além de que o modelo adotado demandará investimentos mais elevados, com baixo retorno de custo benefício, falando do nosso Estado.
Estamos portanto apresentando à Direção Nacional, um projeto alternativo e economicamente viável, se ficar sob a responsabilidade da Direção Estadual, com o apoio logístico da Direção Nacional. A Direção Estadual detém vasta experiência do processo, conhecimentos de causa, contatos com grande parte dos Dirigentes Sindicais do Estado, além de conhecer a geografia e os hábitos e costumes do lugar.
Marfio Lima da Silva,presidente da Força Sindical Maranhão





























