Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
2 JUL 2026

Imagem do dia

Veja fotos 7ª Sessão Plenária (Anistia Coletiva) da Comissão de Anistia

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Artigos

Força Sindical participa da Comissão de Observadores internacionais da eleição em Honduras

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Artigos

Força Sindical participa da Comissão de Observadores internacionais da eleição em Honduras

Por: Antonio Marscicano de Miranda, Toninho

Chegamos em Tegucigalpa, capital de Honduras, no dia 22 de novembro. Logo após o desembarque partimos para a cidade de Catacama, na fazenda da candidata do partido Livre, Xiomena Castro de Zelaia, onde havia um clima muito bom e para  cima,  quanto ao pleito eleitoral. A única preocupação seria com as  fraudes que poderiam acontecer  na eleição.

A candidata expôs suas metas e disse que no início seria difícil cumprir, pois o presidente atual, já tinha feito um adiantamento com as empresas multinacionais de antecipar os impostos. Com isso quem assumir a presidência da República praticamente governará um país falido, mas com  um governo de transparência, a população entenderia.

No dia 23, junto com os companheiros Daniel da CUT e Victor da CSA fomos designados para acompanhar o processo eleitoral em São Pedro Sula, distante 300 quilômetros da capital.

 Chegando a São Pedro e tivemos um encontro com a Cuth, na Qual. O companheiro Ivan Gonzalez, da CSA nos apresentou e cada um falou um pouco de si e dos segmentos que representavam. Falei da Força Sindical, da  Federação dos Comerciários de ESP, Sindicato dos Comerciários de Santo André e da CSA  (Confederação Sindical das Américas). Neste encontro tinham quatro candidatas presentes, que colocaram seus programas aos presentes.
Logo em seguida, foi dada abertura pelas lideranças da Cuth e  aos observadores.

Só os grandes partidos políticos participam das eleições, ou seja, dos nove partidos  só  três têm direito no pleito eleitoral . O povo clama por uma justiça social plena, a esperança do povo  sofrido com as perseguições injustas.

Tivemos uma reunião na cidade de Progresso. As pessoas ficaram contentes com os Observadores e nos pediram para que passássemos pelas  seções eleitorais em Progresso porque  isso intimidaria os mesários.

Também tivemos uma reunião na Sintaterco, com lideranças locais todos preocupado  com a fraude , isto é motivo no país inteiro.

Quando estavámos em São Pedro ficamos sabendo que  a polícia estava invadindo o hotel em Tegucigalpa ameaçando os Observadores , mas como deu uma grande  repercussão mundial, logo em seguida tentaram abafar, os direitos humanos estavam sendo usurpados no processo. O presidente em exercício tentou minimizar a situação, mas Não convenceu a mídia internacional que acompanhava o processo eleitoral de Honduras.

No dia 24, no  início das votações em São Pedro Sula, fomos na Universidade Autônoma de Honduras. O povo nas filas nos dava sinal de positivo e agradeciam a nossa presença. Fomos nas seções  de números 3170,3171,3172. Ficamos um bom período presenciando a votação.
Ao sairmos fomos entrevistados pela TV Central de Informações. As  famílias que já tinham votado faziam questão em tirar fotos conosco, pois estavámos  ali para dar  segurança ´`a eleição.

Quando estávamos saindo, entrava o candidato a Prefeito Tonito, muito aclamação pela população presente. Em seguida fomos à escola Soledad Fernandes e Passamos nas seções 3332 até a 3340, onde vimos que o processo é fácil de ser manipulado. Primeiro, o eleitor pega as fichas vai a cabine e retorna para carimbar. Depois colocada as fichas em uma das três urnas, sendo a branca para presidente; a rosa para prefeitos e a cinza para deputados. Muitos desavisados colocavam sem o carimbo e os votos eram anulados. Em algumas seções tinha até  votos assinalados. Quem prestava atenção vinha trocar e neste ato da troca estava o perigo: o mesários guardava o voto assinalado para depois trocar.

Na vila Paraíso  Copan, os mesários estavam armados. Um ameaçando o outro. Para fazer vistas grossas sessenta e  uma pessoas , foram impedidas de fiscalizarem as urnas e falaram que não dariam segurança  aos observadores. Eles  poderiam entrar, mas não garantiriam suas saídas.

No maior local de votação, na Escola Normal Mixta Del Vale de Sula, passamos em quatro seções , 3645,3578, 3565 e 3579.
Na cidade Lima houve várias irregularidades na abertura. Havia sumido a maleta de votação,  faltava papel e as informações estavam em papel sulfite sendo que o material deveria ser do TSE. Fomos nas seções 5805,5797,5798 e 5799.

No Bairro Paraíso algumas pessoas foram impedidas de acompanharem o processo eleitoral o clima estava realmente pesado. Fomos  nas seções 33334 à 15336 na Escola Alexander Lopes.
Na seção 3844 os votos estavam preparados em grande quantidade e os mesários não se intimidaram quando entramos. Na salas 3854 e 3855, já estavam se preparando para fecharem às 16:00horas e não às 17:00 horas e a população veio reclamar do horário. Levamos a reclamação aos mesários destacando que o horário teria de ser cumprido de acordo com a lei.

No Bairro Satélite, acompanhamos na Escola1º de Fevereiro as 35 seções. Eram muitas as reclamações da população sobre votos marcados. Na seção 3802 foram retidos título de eleitores falsos. Não se sabe, quantos não passaram em outras seções. Em algumas não molhavam o dedo minguinho na tinta, isto servia para poder votar em outra seção, mesários macumunados com outros.

Acompanhamos o fechamento do portão às 17:00 horas, quem estava dentro votava.
Quando iriam abrir as urnas para apuração , não queriam deixar a população acompanhar, como tinha algumas pessoas dentro do pateo da escola, vieram nos procurar para intervir junta aos policiais e ao membro do TSE. Fui até o portão e falei que a população tinha direito de acompanhar a apuração, mas sem bagunçar ou intervir. O responsável do TSE se mantinha no propósito de não abrir. Eu disse que a lei eleitoral teria que ser cumprida. A população começou a cantar e a aplaudir o que eu tinha dito. A polícia abriu o portão, o povo ovacionou , aplaudindo e me cumprimentando pela atitude que eu tinha tomado como Observador Internacional. Infelizmente houve fraude, sumiram com aproximadamente 1.900 urnas. Na digitação começaram as maracutaias, com fiscais comprados, mesários sem poderem  fazer nada, pois o medo rondava em todo o país.

Todas as pesquisas de boca de urna davam a vitória a Xiomena  candidata do povo. Quando chegou a  24% dos votos, ela estava com bom número na frente do candidato do governo. Xiomena fez um pronunciamento em rede de TV. Em questão de minutos, o governo alterou os números e o candidato governista passou na frente.

No dia seguinte não concordando com o resultado, pois a fraude foi denunciada em várias cidades do país , o ex-presidente Zelaia, foi contundente: o partido e o povo não reconhecem o resultado, o terceiro colocado também não reconheceu.

Foi uma honra ter participado nas Eleições de Honduras, pois vimos com os próprios olhos, como uma população sofrida sem trabalho, com uma esperança de ter uma melhora de vida , vê os seus sonhos serem manipulados por uma política sórdida e corrupta , tirando o sonho de um povo e sua liberdade continuará vigiada, isso é abominável nos dias de hoje. Valeu a experiência  com esse povo sofrido, mas digno e amável com os visitantes.

Meus agradecimentos ao Presidente da Força Sindical  Miguel Torres, e ao Secretário-geral João Carlos Gonçalves (Juruna) pela confiança na missão em Honduras na eleição para presidente.

Antonio Marciscano de Miranda,

Diretor do Sindicato dos Comerciários do ABC

Nem reconstruir, nem reinventar: o sindicalismo deve resistir e cumprir sua missão histórica
Carolina Maria Ruy

Nem reconstruir, nem reinventar: o sindicalismo deve resistir e cumprir sua missão histórica

Acontecimento relevante
João Guilherme Vargas Netto

Acontecimento relevante

A fortaleza do sindicato
Eusébio Pinto Neto

A fortaleza do sindicato

Saúde mental: responsabilidade de todos
Sérgio Luiz Leite, Serginho

Saúde mental: responsabilidade de todos

Dignidade, equilíbrio e respeito!
Gleberson Jales

Dignidade, equilíbrio e respeito!

Etarismo na Lapa: quando a conveniência expulsa o direito ao acolhimento
Andréa Gato

Etarismo na Lapa: quando a conveniência expulsa o direito ao acolhimento

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador
Nilton Souza da Silva, o Neco

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais
José Roberto da Cunha

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)
João Carlos Gonçalves, (Juruna)

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)
César Augusto de Mello

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir
Eduardo Annunciato, Chicão

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir

Dois anos sem João Inocentini
Milton Cavalo

Dois anos sem João Inocentini

Metalúrgicos em Ação
Josinaldo José de Barros (Cabeça)

Metalúrgicos em Ação

Centrais sindicais debatem tarifaço com ministro da Indústria
Força 31 JUL 2026

Centrais sindicais debatem tarifaço com ministro da Indústria

Apostar online? A conta pode ser mais cara do que você imagina
Força 31 JUL 2026

Apostar online? A conta pode ser mais cara do que você imagina

SISPESP e CCM-IAMSPE fortalecem parceria pelos servidores
Força 31 JUL 2026

SISPESP e CCM-IAMSPE fortalecem parceria pelos servidores

Miguel e Serginho debatem fortalecimento do movimento sindical
Força 31 JUL 2026

Miguel e Serginho debatem fortalecimento do movimento sindical

Força Sindical Bahia promove encontro de integração sindical
Força 31 JUL 2026

Força Sindical Bahia promove encontro de integração sindical

FEQUIMFAR reforça luta por segurança em ato em Itatiba
Força 31 JUL 2026

FEQUIMFAR reforça luta por segurança em ato em Itatiba

Encontro dos Metalúrgicos SP reforça prevenção e saúde bucal
Força 30 JUL 2026

Encontro dos Metalúrgicos SP reforça prevenção e saúde bucal

Papeleiros fortalecem mobilização em encontro nacional
Força 30 JUL 2026

Papeleiros fortalecem mobilização em encontro nacional

Encontro fortalece atuação das Cipas pela segurança no trabalho
Força 30 JUL 2026

Encontro fortalece atuação das Cipas pela segurança no trabalho

Encontro nacional promove debate sobre calor e saúde do trabalhador
Força 30 JUL 2026

Encontro nacional promove debate sobre calor e saúde do trabalhador

Sintrabor destaca 35 anos da Lei de Cotas
Força 30 JUL 2026

Sintrabor destaca 35 anos da Lei de Cotas

SinSaúdeSP e Coren-SP celebram conquista histórica
Força 30 JUL 2026

SinSaúdeSP e Coren-SP celebram conquista histórica

FGTS distribuirá R$ 13 bilhões em lucros aos trabalhadores
Força 30 JUL 2026

FGTS distribuirá R$ 13 bilhões em lucros aos trabalhadores

Metalúrgicos SP ampliam mobilização pela redução da jornada
Força 29 JUL 2026

Metalúrgicos SP ampliam mobilização pela redução da jornada

Sindicato dos Químicos de Rio Claro celebra 63 anos
Força 29 JUL 2026

Sindicato dos Químicos de Rio Claro celebra 63 anos

Metalúrgicos de Osasco debatem jornada e Previdência em ciclo de debates
Força 29 JUL 2026

Metalúrgicos de Osasco debatem jornada e Previdência em ciclo de debates

Sindicatos debatem futuro das concessões da Enel
Força 29 JUL 2026

Sindicatos debatem futuro das concessões da Enel

SESC e Sindnapi fortalecem parceria no Espírito Santo
Força 29 JUL 2026

SESC e Sindnapi fortalecem parceria no Espírito Santo

Associados participam do tradicional bingo do Sindnapi
Força 29 JUL 2026

Associados participam do tradicional bingo do Sindnapi

Frentistas do RJ rejeitam proposta patronal sem ganho real
Força 29 JUL 2026

Frentistas do RJ rejeitam proposta patronal sem ganho real

Frentistas reforçam mobilização antes de nova rodada de negociação
Força 28 JUL 2026

Frentistas reforçam mobilização antes de nova rodada de negociação

Sinttrar promove corrida contra pedágio na BR-364
Força 28 JUL 2026

Sinttrar promove corrida contra pedágio na BR-364

Sindicato reforça atuação nas bases dos eletricitários
Força 28 JUL 2026

Sindicato reforça atuação nas bases dos eletricitários

Diretoria dos metalúrgicos SP planeja mobilizações e campanha salarial
Força 28 JUL 2026

Diretoria dos metalúrgicos SP planeja mobilizações e campanha salarial

Metalúrgicos SP promovem evento do Julho Verde na quinta-feira
Força 28 JUL 2026

Metalúrgicos SP promovem evento do Julho Verde na quinta-feira

Indústria impulsiona geração de empregos em Guarulhos
Força 27 JUL 2026

Indústria impulsiona geração de empregos em Guarulhos

Força Sindical RJ reforça luta pelo fim da escala 6×1
Força 27 JUL 2026

Força Sindical RJ reforça luta pelo fim da escala 6×1

Sintracon-SP promove Campeonato de Dominó com premiação
Força 27 JUL 2026

Sintracon-SP promove Campeonato de Dominó com premiação

Campanha do etanol amplia acordos e garante avanços salariais
Força 24 JUL 2026

Campanha do etanol amplia acordos e garante avanços salariais

Encontro fortalece diálogo entre sindicatos e Ministério
Força 24 JUL 2026

Encontro fortalece diálogo entre sindicatos e Ministério

Aguarde! Carregando mais artigos...