Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
8 OUT 2025

Imagem do dia

Seminário Pré-COP30; FOTOS

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Artigos

Força Sindical participa da Comissão de Observadores internacionais da eleição em Honduras

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Artigos

Força Sindical participa da Comissão de Observadores internacionais da eleição em Honduras

Por: Antonio Marscicano de Miranda, Toninho

Chegamos em Tegucigalpa, capital de Honduras, no dia 22 de novembro. Logo após o desembarque partimos para a cidade de Catacama, na fazenda da candidata do partido Livre, Xiomena Castro de Zelaia, onde havia um clima muito bom e para  cima,  quanto ao pleito eleitoral. A única preocupação seria com as  fraudes que poderiam acontecer  na eleição.

A candidata expôs suas metas e disse que no início seria difícil cumprir, pois o presidente atual, já tinha feito um adiantamento com as empresas multinacionais de antecipar os impostos. Com isso quem assumir a presidência da República praticamente governará um país falido, mas com  um governo de transparência, a população entenderia.

No dia 23, junto com os companheiros Daniel da CUT e Victor da CSA fomos designados para acompanhar o processo eleitoral em São Pedro Sula, distante 300 quilômetros da capital.

 Chegando a São Pedro e tivemos um encontro com a Cuth, na Qual. O companheiro Ivan Gonzalez, da CSA nos apresentou e cada um falou um pouco de si e dos segmentos que representavam. Falei da Força Sindical, da  Federação dos Comerciários de ESP, Sindicato dos Comerciários de Santo André e da CSA  (Confederação Sindical das Américas). Neste encontro tinham quatro candidatas presentes, que colocaram seus programas aos presentes.
Logo em seguida, foi dada abertura pelas lideranças da Cuth e  aos observadores.

Só os grandes partidos políticos participam das eleições, ou seja, dos nove partidos  só  três têm direito no pleito eleitoral . O povo clama por uma justiça social plena, a esperança do povo  sofrido com as perseguições injustas.

Tivemos uma reunião na cidade de Progresso. As pessoas ficaram contentes com os Observadores e nos pediram para que passássemos pelas  seções eleitorais em Progresso porque  isso intimidaria os mesários.

Também tivemos uma reunião na Sintaterco, com lideranças locais todos preocupado  com a fraude , isto é motivo no país inteiro.

Quando estavámos em São Pedro ficamos sabendo que  a polícia estava invadindo o hotel em Tegucigalpa ameaçando os Observadores , mas como deu uma grande  repercussão mundial, logo em seguida tentaram abafar, os direitos humanos estavam sendo usurpados no processo. O presidente em exercício tentou minimizar a situação, mas Não convenceu a mídia internacional que acompanhava o processo eleitoral de Honduras.

No dia 24, no  início das votações em São Pedro Sula, fomos na Universidade Autônoma de Honduras. O povo nas filas nos dava sinal de positivo e agradeciam a nossa presença. Fomos nas seções  de números 3170,3171,3172. Ficamos um bom período presenciando a votação.
Ao sairmos fomos entrevistados pela TV Central de Informações. As  famílias que já tinham votado faziam questão em tirar fotos conosco, pois estavámos  ali para dar  segurança ´`a eleição.

Quando estávamos saindo, entrava o candidato a Prefeito Tonito, muito aclamação pela população presente. Em seguida fomos à escola Soledad Fernandes e Passamos nas seções 3332 até a 3340, onde vimos que o processo é fácil de ser manipulado. Primeiro, o eleitor pega as fichas vai a cabine e retorna para carimbar. Depois colocada as fichas em uma das três urnas, sendo a branca para presidente; a rosa para prefeitos e a cinza para deputados. Muitos desavisados colocavam sem o carimbo e os votos eram anulados. Em algumas seções tinha até  votos assinalados. Quem prestava atenção vinha trocar e neste ato da troca estava o perigo: o mesários guardava o voto assinalado para depois trocar.

Na vila Paraíso  Copan, os mesários estavam armados. Um ameaçando o outro. Para fazer vistas grossas sessenta e  uma pessoas , foram impedidas de fiscalizarem as urnas e falaram que não dariam segurança  aos observadores. Eles  poderiam entrar, mas não garantiriam suas saídas.

No maior local de votação, na Escola Normal Mixta Del Vale de Sula, passamos em quatro seções , 3645,3578, 3565 e 3579.
Na cidade Lima houve várias irregularidades na abertura. Havia sumido a maleta de votação,  faltava papel e as informações estavam em papel sulfite sendo que o material deveria ser do TSE. Fomos nas seções 5805,5797,5798 e 5799.

No Bairro Paraíso algumas pessoas foram impedidas de acompanharem o processo eleitoral o clima estava realmente pesado. Fomos  nas seções 33334 à 15336 na Escola Alexander Lopes.
Na seção 3844 os votos estavam preparados em grande quantidade e os mesários não se intimidaram quando entramos. Na salas 3854 e 3855, já estavam se preparando para fecharem às 16:00horas e não às 17:00 horas e a população veio reclamar do horário. Levamos a reclamação aos mesários destacando que o horário teria de ser cumprido de acordo com a lei.

No Bairro Satélite, acompanhamos na Escola1º de Fevereiro as 35 seções. Eram muitas as reclamações da população sobre votos marcados. Na seção 3802 foram retidos título de eleitores falsos. Não se sabe, quantos não passaram em outras seções. Em algumas não molhavam o dedo minguinho na tinta, isto servia para poder votar em outra seção, mesários macumunados com outros.

Acompanhamos o fechamento do portão às 17:00 horas, quem estava dentro votava.
Quando iriam abrir as urnas para apuração , não queriam deixar a população acompanhar, como tinha algumas pessoas dentro do pateo da escola, vieram nos procurar para intervir junta aos policiais e ao membro do TSE. Fui até o portão e falei que a população tinha direito de acompanhar a apuração, mas sem bagunçar ou intervir. O responsável do TSE se mantinha no propósito de não abrir. Eu disse que a lei eleitoral teria que ser cumprida. A população começou a cantar e a aplaudir o que eu tinha dito. A polícia abriu o portão, o povo ovacionou , aplaudindo e me cumprimentando pela atitude que eu tinha tomado como Observador Internacional. Infelizmente houve fraude, sumiram com aproximadamente 1.900 urnas. Na digitação começaram as maracutaias, com fiscais comprados, mesários sem poderem  fazer nada, pois o medo rondava em todo o país.

Todas as pesquisas de boca de urna davam a vitória a Xiomena  candidata do povo. Quando chegou a  24% dos votos, ela estava com bom número na frente do candidato do governo. Xiomena fez um pronunciamento em rede de TV. Em questão de minutos, o governo alterou os números e o candidato governista passou na frente.

No dia seguinte não concordando com o resultado, pois a fraude foi denunciada em várias cidades do país , o ex-presidente Zelaia, foi contundente: o partido e o povo não reconhecem o resultado, o terceiro colocado também não reconheceu.

Foi uma honra ter participado nas Eleições de Honduras, pois vimos com os próprios olhos, como uma população sofrida sem trabalho, com uma esperança de ter uma melhora de vida , vê os seus sonhos serem manipulados por uma política sórdida e corrupta , tirando o sonho de um povo e sua liberdade continuará vigiada, isso é abominável nos dias de hoje. Valeu a experiência  com esse povo sofrido, mas digno e amável com os visitantes.

Meus agradecimentos ao Presidente da Força Sindical  Miguel Torres, e ao Secretário-geral João Carlos Gonçalves (Juruna) pela confiança na missão em Honduras na eleição para presidente.

Antonio Marciscano de Miranda,

Diretor do Sindicato dos Comerciários do ABC

Manifestações não costumeiras; por João Guilherme
João Guilherme Vargas Netto

Manifestações não costumeiras; por João Guilherme

1º de Maio: unidade, valorização do trabalho e luta por direitos
Sérgio Luiz Leite, Serginho

1º de Maio: unidade, valorização do trabalho e luta por direitos

Dois projetos de mundo em confronto: uma análise de conjuntura para a classe trabalhadora
Eusébio Pinto Neto

Dois projetos de mundo em confronto: uma análise de conjuntura para a classe trabalhadora

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador
Nilton Souza da Silva, o Neco

Consignado CLT: crédito fácil, juros abusivos e a falta de controle que penaliza o trabalhador

Sem memória não há democracia
André Gato

Sem memória não há democracia

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais
José Roberto da Cunha

A importância dos trabalhadores na indústria da fabricação do etanol e o papel estratégico das organizações sindicais laborais

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)
João Carlos Gonçalves, (Juruna)

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador; por João Carlos (Juruna)

Juntos somos fortes!
Gleberson Jales

Juntos somos fortes!

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)
César Augusto de Mello

Decisão final do STF sobre o Tema 935 (contribuição assistencial)

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir
Eduardo Annunciato, Chicão

Energia, Trabalho e Soberania: o Brasil que queremos construir

Tarifaço, Empregos e a Resposta das Centrais Sindicais no Brasil; por Clemente Ganz
Clemente Ganz Lúcio

Tarifaço, Empregos e a Resposta das Centrais Sindicais no Brasil; por Clemente Ganz

Dois anos sem João Inocentini
Milton Cavalo

Dois anos sem João Inocentini

Metalúrgicos em Ação
Josinaldo José de Barros (Cabeça)

Metalúrgicos em Ação

Mercado de Trabalho: Avanços e Persistências; por Marilane Teixeira
Marilane Oliveira Teixeira

Mercado de Trabalho: Avanços e Persistências; por Marilane Teixeira

Indústria forte é Brasil forte!
Cristina Helena Silva Gomes

Indústria forte é Brasil forte!

Se está na convenção, é lei
Paulo Ferrari

Se está na convenção, é lei

Sintrabor rejeita proposta da Titan sobre escala 6×1
Força 15 MAI 2026

Sintrabor rejeita proposta da Titan sobre escala 6×1

Sintepav-BA intensifica mobilizações salariais
Força 15 MAI 2026

Sintepav-BA intensifica mobilizações salariais

Força Sindical recebe debate nacional sobre jornada
Força 14 MAI 2026

Força Sindical recebe debate nacional sobre jornada

Debate sobre jornada menor mobiliza trabalhadores em SP
Força 14 MAI 2026

Debate sobre jornada menor mobiliza trabalhadores em SP

Regional Alto Tietê da Força Sindical debate eleições de 2026
Força 14 MAI 2026

Regional Alto Tietê da Força Sindical debate eleições de 2026

Sinthoresp amplia instalação de totens informativos
Força 14 MAI 2026

Sinthoresp amplia instalação de totens informativos

Heróis da Saúde 2026 celebra profissionais em SP
Força 14 MAI 2026

Heróis da Saúde 2026 celebra profissionais em SP

Manifestações não costumeiras; por João Guilherme
Artigos 14 MAI 2026

Manifestações não costumeiras; por João Guilherme

Campanha reforça combate ao feminicídio
Força 13 MAI 2026

Campanha reforça combate ao feminicídio

Conselhão debate mudanças e segurança pública
Força 13 MAI 2026

Conselhão debate mudanças e segurança pública

FEQUIMFAR debate desafios sindicais com suecos
Força 13 MAI 2026

FEQUIMFAR debate desafios sindicais com suecos

Audiência sobre redução da jornada terá Hugo Motta e Marinho
Força 13 MAI 2026

Audiência sobre redução da jornada terá Hugo Motta e Marinho

Metalúrgicos da Bonfanti aprovam renovação da PLR, em Leme
Força 13 MAI 2026

Metalúrgicos da Bonfanti aprovam renovação da PLR, em Leme

Metalúrgicos de Guarulhos homenageiam mães com confraternização
Força 13 MAI 2026

Metalúrgicos de Guarulhos homenageiam mães com confraternização

Semana do Trabalhador amplia cidadania na Esplanada
Imprensa 12 MAI 2026

Semana do Trabalhador amplia cidadania na Esplanada

Sindnapi promove oficina financeira para aposentados no RS
Força 12 MAI 2026

Sindnapi promove oficina financeira para aposentados no RS

Sindec-POA desmente acordo com Zaffari e comenta condições de trabalho
Força 12 MAI 2026

Sindec-POA desmente acordo com Zaffari e comenta condições de trabalho

Especialistas debatem redução da jornada na Unicamp
Imprensa 12 MAI 2026

Especialistas debatem redução da jornada na Unicamp

Metalúrgicos da Dex aprovam PLR com mínimo de R$ 24 mil
Força 12 MAI 2026

Metalúrgicos da Dex aprovam PLR com mínimo de R$ 24 mil

Sintrabor alerta sobre renúncia ilegal de direitos
Força 11 MAI 2026

Sintrabor alerta sobre renúncia ilegal de direitos

Campanha salarial mobiliza construção civil em São Paulo
Força 11 MAI 2026

Campanha salarial mobiliza construção civil em São Paulo

Metalúrgicos SP debatem jornada menor e saúde mental
Força 11 MAI 2026

Metalúrgicos SP debatem jornada menor e saúde mental

Homenagem celebra mães metalúrgicas em São Paulo
Força 11 MAI 2026

Homenagem celebra mães metalúrgicas em São Paulo

Diretoria dos Químicos de Lorena toma posse para novo mandato
Força 11 MAI 2026

Diretoria dos Químicos de Lorena toma posse para novo mandato

Comissão amplia debates sobre fim da escala 6×1
Força 11 MAI 2026

Comissão amplia debates sobre fim da escala 6×1

CNS destaca 48 anos da luta antimanicomial
Força 8 MAI 2026

CNS destaca 48 anos da luta antimanicomial

Eletricitários SP sorteiam prêmios e reforçam recadastramento
Força 8 MAI 2026

Eletricitários SP sorteiam prêmios e reforçam recadastramento

Sintepav-BA defende jornada menor e valorização
Força 8 MAI 2026

Sintepav-BA defende jornada menor e valorização

Sinthoresp amplia diálogo e debate valorização feminina
Força 8 MAI 2026

Sinthoresp amplia diálogo e debate valorização feminina

Serginho critica uso do FGTS no Desenrola
Força 8 MAI 2026

Serginho critica uso do FGTS no Desenrola

Aguarde! Carregando mais artigos...