Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Prestígio da Força em MS
quarta-feira, 10 de dezembro de 2014
Artigos
O governador eleito de Mato Grosso do Sul, o tucano Reinaldo Azambuja, acatou a proposta da Força Sindical Regional MS, de criação do Salário Mínimo Regional. Tão logo assuma o governo, em 2015, ele pretende, com sua equipe econômica, providenciar os estudos necessários para estabelecer esse benefício para os trabalhadores do Estado. Foi uma grande vitória para nós, da Força MS, que propusemos esse SMR durante a campanha política, pois entendíamos que o então candidato vinha mantendo uma linha de proposta de trabalho condizente com os interesses do movimento sindical do Estado.
Reinaldo Azambuja mostrou-se amigo e sensível aos interesses da classe trabalhadora representada pelos diversos sindicatos que integram a Força Sindical no Estado.
Depois de vencer as eleições, de costurar com partidos políticos a composição de seu secretariado, Reinaldo Azambuja voltou a manifestar seu interesse por nossa proposta. A vice-governadora eleita, Rose Modesto, também do PSDB, esteve em nossa Plenária regional há duas semanas, onde confirmou o compromisso do novo governo de Mato Grosso do Sul, de criar imediatamente o Salário Mínimo Regional.
Enaltecemos a iniciativa e nos colocamos à disposição do governo para apresentar outras sugestões de interesse da classe trabalhadora. Pedimos também que novo governo invista mais na formação de mão de obra de nossos trabalhadores, pois precisamos aumentar as possibilidades de formação e, consequentemente, de ganho financeiro dos nossos trabalhadores, para que tenham melhor qualidade de vida junto às suas famílias.
Estamos empenhados, por intermédio da Força Sindical Regional MS, de lutar junto ao novo governo do Estado para que essas e outras propostas em benefício dos trabalhadores, tornem-se realidade o quanto antes. Rogamos a Deus para que seja um mandato exemplar e que o Estado receba as obras e serviços necessários para continuar desenvolvendo cada vez mais e melhor em benefício do povo.
Em 2015 continuaremos também apoiando o movimento sindical na sua luta por melhores condições de trabalho nas empresas, nas indústrias e nos serviços em todas as regiões do Estado. Afinal, esse é nosso maior objetivo, que está inclusive acima das questões ideológicas e partidárias: o bem estar socioeconômico do trabalhador sul-mato-grossense.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos!
Adauto Cândido de Almeida, diretor da Força Sindical Mato Grosso do Sul





























