Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Taxa de desemprego vai subir em 2016, mas com união, continuaremos lutando por nossas conquistas!
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
Artigos
Em 2015, os trabalhadores de todo o Brasil viram uma grande retração no mercado de trabalho devido à crise econômica enfrentada pelo país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo trimestre do ano, a taxa do desemprego chegou a 8,3%.
Infelizmente, o ano de 2016 não será diferente! Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o número de desempregados no Brasil subirá de 7,7 milhões em 2015 para 8,4 milhões em 2016, totalizando 700 mil novos desempregados.
Durante 2015, nossos direitos também foram atacados com as Medidas Provisórias 664 e 665, aprovadas pelo Governo Federal, que modificaram diversos de nossos benefícios, como o seguro-desemprego, pensão por morte, abono salarial e auxílio-doença, ferindo os direitos dos trabalhadores conquistados com muito esforço e dedicação através do movimento sindical. Neste ano, também temos que estar preparados para novos ataques e mais preparados ainda para agir diante de qualquer ameaça aos nossos direitos.
No entanto, nosso Sindicato provou que com união, perseverança e muita luta podemos alcançar ganhos reais para nossa categoria, mesmo em momentos de crise.
Agora, em 2016, vamos continuar aprendendo juntos mesmo em momentos difíceis! O Sindigráficos continuará lutando para manter o emprego dos trabalhadores de nossa base, assim como seus direitos, valorização e melhor qualidade de vida! Contamos com o apoio de vocês!
Álvaro Ferreira da Costa, presidente do Sindicato dos Gráficos de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos)





























