Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Um elogio à Saúde
sexta-feira, 5 de abril de 2013
Artigos
No dia mundial dedicado à saúde, 7 de Abril, queremos lembrar que é um tema de permanente luta e motivo de empenho diário para quem sabe que viver é bom, mas viver com saúde é uma necessidade fundamental. Neste sentido, estamos juntamente com todas as centrais de trabalhadores, pleiteando 10% de recursos da União para a Saúde.
Lembramos a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), que ainda deixa a desejar. Vale ressaltar que foi um grande avanço para nosso País, porque ele diminui o sofrimento da população carente e aproxima o nível de igualdade entre ricos e pobres na busca de um bem tão necessário. É um exemplo a ser seguido por outros países!
Como representante dos usuários, é um orgulho para nós sabermos que fazemos parte do Conselho Nacional de Saúde, onde nossa voz, representando muitos, pode ser ouvida e sugestões saem das propostas para a prática. Dentro do Conselho, existem as Comissões Intersetoriais de suma importância e refletem a nossa contínua preocupação para que a saúde seja realmente um dever do Estado e um direito de todos. Estas Comissões trabalham com moções e recomendações que são posteriormente deliberadas. São elas: Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde do Indígena, Saneamento e Meio Ambiente, DST- AIDS e a Saúde do Trabalhador.
Falando em Conselho de Saúde, aproveitamos para falar da importância de uma mulher em sua presidência, o que mostra o avanço das minorias em prol de uma Saúde Coletiva.
Comemorar a vida é um modo de dizer que somos gratos.
Comemorar a saúde é mais que isso, é saber que somos conscientes da importância de um corpo e de uma mente sadia e que devemos lutar enfaticamente para mantê-los assim.
Viva o Dia Nacional da Saúde! Que nossas esperanças de melhorias contínuas se realizem, pois este é nosso desejo.
João Donizeti Scaboli, responsável pelo Departamento de Saúde do Trabalhador da FEQUIMFAR, Secretário de Saúde da Força Estadual São Paulo e representante dos usuários no Conselho Nacional de Saúde





























