Imagem do dia
Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1
Trabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.
Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.
As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.
Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.
No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.
Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.
Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.
Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.
Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.
Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.
São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.
Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.
Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.
Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/
Enviar link da notícia por e-mail
Artigos
Vontade política para sair da crise
quarta-feira, 13 de abril de 2016
Artigos
“Não há outro caminho para o governo seguir se não o da retomada e sustentação do crescimento econômico. Se insistir na manutenção de uma política que valoriza somente o sistema financeiro, causando mais inflação, juros altos e desconfiança, o Brasil não terá condições de superar a recessão. São evidentes as dificuldades das empresas em produzirem e colocarem seus produtos no mercado e, infelizmente, o desemprego tem crescido. Os avanços e ganhos de renda anteriores são uma proteção social importante contra a crise, mas tudo tem limite!
O governo precisa sair do ostracismo, dialogar com o movimento sindical unificado e os empresários – que têm compromisso com a produção e geram empregos – e criar um novo clima no País, de união das forças responsáveis e atuantes em prol de uma economia essencialmente vigorosa, com valorização da indústria nacional, do mundo do trabalho e de mais proteção social aos segmentos mais necessitados. Já apresentamos ao governo e à sociedade o Compromisso pelo Desenvolvimento, uma pauta progressista elaborada no ano passado em conjunto com importantes setores empresariais, com diretrizes pró-retomada da produção e fortalecimento industrial.
Apresentamos, também, um programa de sustentabilidade – Renovação da Frota de Veículos –, para incentivar as vendas e a produção, criar postos de trabalho no setor automotivo e contribuir com o meio ambiente, a partir da retirada dos veículos com muitos anos de uso e do fortalecimento de indústrias de reciclagem. É um programa de retomada da produção e de geração de emprego, porque para cada posto de trabalho a ser criado numa montadora, outros 18 empregos tendem a ser gerados em toda a cadeia automotiva. Esta proposta já foi experimentada com sucesso em outros países e tem tudo para dar certo aqui também. Falta o governo entrar nesta luta e ter vontade política para tirar o Brasil da recessão, colocando urgentemente em prática propostas que beneficiarão toda sociedade brasileira”.
Miguel Torres, presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e vice-presidente da Força Sindical.





























