Imagem do dia
Enviar link da notícia por e-mail
Força
2.500 mil metalúrgicos na primeira semana da luta pelas 40 horas
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
Força
Cerca de 2.500 mil metalúrgicos participaram da primeira semana da série de assembléias da Campanha pela Redução da Jornada de Trabalho Sem Redução Salarial, que começaram na segunda-feira, 11. A mobilização é organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.
Na manhã desta sexta-feira, 15, trabalhadores das duas unidades da empresa Jaraguá, localizadas em Itapevi e Osasco, pararam por ao menos uma hora para participar da assembléia. À tarde, foi a vez dos trabalhadores da Budai, de Jandira, também se manifestar.
As assembléias continuam na próxima semana. Até 1º de maio, o sindicato realizará diariamente assembléias na porta da maioria das empresas dos 12 municípios da Grande São Paulo, que compõem sua base territorial.
O objetivo é chamar a atenção da categoria sobre a importância da redução da jornada, que pode gerar até 2,2 milhões de empregos, segundo cálculo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos). Além de coletar adesões ao abaixo-assinado que reivindica ao Congresso Nacional a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional 393/01. A meta das centrais é coletar 3 milhões de assinaturas, sendo 1,5 milhão apenas no Estado de São Paulo.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região é filiado à Força Sindical e representa cerca de 40 mil trabalhadores.