Menu

Mapa do site

Emissão de boleto

Nacional São Paulo

Emissão de boleto

Nacional São Paulo
11 AGO 2026

Imagem do dia

Mobilizações em vários estados cobram do Senado redução da jornada sem redução salarial e aprovação imediata do fim da escala de trabalho 6x1

Atos pelo fim da escala 6x1 mobilizam estadosTrabalhadores participaram, nesta segunda-feira (10), de mobilizações em diferentes estados para defender a redução da jornada, sem redução salarial, e acabar com escala 6x1.

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais organizaram atos, panfletagens e atividades públicas para ampliar a pressão sobre senadores e fortalecer essa reivindicação nacional.

As mobilizações ocorreram justamente durante a retomada das atividades do Congresso Nacional, estratégia adotada pelas entidades para cobrar avanço da proposta dentro do Senado Federal.

Durante as atividades, dirigentes dialogaram diretamente com trabalhadores, distribuíram materiais informativos e defenderam mais qualidade de vida, saúde, convivência familiar, lazer e formação profissional.

Atos nos estados

No Pará, registros divulgados pela Força Sindical mostram trabalhadores e dirigentes participando das ações estaduais, reforçando nacionalmente a mobilização construída pelas centrais sindicais brasileiras.

Da mesma forma, Pernambuco registrou participação na jornada nacional, com imagens reunidas pela Força Sindical mostrando a presença da mobilização no estado durante segunda-feira.

Em Recife, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos sociais participaram do ato público, fortalecendo a cobrança pela redução da jornada e pelo encerramento da escala 6x1.

Já em Brasília, trabalhadores realizaram manifestação no Setor Bancário Norte, enquanto dirigentes defenderam que senadores avancem rapidamente na análise da reivindicação apresentada pelas centrais.

Em Porto Alegre, participantes iniciaram a mobilização na Rodoviária e caminharam até o Palácio do Comércio, levando reivindicações trabalhistas diretamente às ruas da capital gaúcha.

Enquanto isso, Teresina recebeu ato público diante da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, reunindo sindicalistas na defesa da mudança da jornada semanal brasileira.

São Paulo também recebeu atividades no Largo da Concórdia, no Brás, enquanto outras mobilizações aconteceram em Mauá e Diadema, ampliando a participação dos trabalhadores paulistas.

Consequentemente, a jornada nacional fortaleceu a pressão sobre o Senado, responsável pela continuidade da tramitação após avanços obtidos anteriormente na Câmara dos Deputados pelos trabalhadores.

Além das manifestações presenciais, entidades estimularam mobilizações digitais e mensagens aos parlamentares, buscando ampliar nacionalmente a cobrança para que senadores coloquem a proposta em votação.

Os atos realizados em diferentes regiões demonstraram unidade sindical e mantiveram nas ruas uma reivindicação histórica por melhores condições de trabalho para milhões de brasileiros. https://www.flickr.com/photos/forca_sindical/albums/72177720335103224/ Leia também: Centrais fazem manifestação no Brás pelo fim da escala 6×1 https://fsindical.org.br/forca/centrais-fazem-manifestacao-no-bras-pelo-fim-da-escala-6x1/

Imagem do dia - Força Sindical

Enviar link da notícia por e-mail

Memória Sindical

Greve dos 300 mil

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Memória Sindical

Greve dos 300 mil

A Greve dos 300 mil não apenas alcançou seu objetivo financeiro, que era o reajuste salarial de 32%, como também criou condições para o surgimento de entidades intersindicais, formou lideranças operárias e pressionou o presidente Getúlio Vargas a nomear um ministro do trabalho comprometido com a melhoria das condições de vida dos trabalhadores: João Goulart.

Rede Brasil Atual

Em março de 1953 a maior parte dos trabalhadores paulistas realizou uma greve geral contra a carestia, que ficou conhecida como Greve dos 300 mil.

O estopim da greve foi o alto custo de vida, que, conforme dados da Fundação
Getúlio Vargas, subiu cerca de 100% entre os anos de 1943 e 1951, em São Paulo, enquanto o salário mínimo subiu apenas 14%.

Entretanto, seus desdobramentos foram mais políticos do que financeiros, e a
greve resultou em uma profunda transformação no sindicalismo brasileiro.

Desde o início, o movimento demonstrou-se preocupado não apenas com o
poder aquisitivo do trabalhador, mas principalmente com a política que regia as relações de trabalho e com a confiabilidade dos órgãos que calculavam os salários e o custo de vida. Vale registrar que a preocupação com estes cálculos já estava colocada desde a greve dos bancários, em 1951.

Comandada pelo Partido Comunista Brasileiro, contando também com filiados do PSB, PTB, PSP e PSD, a Greve dos 300 mil se iniciou com a assembleia geral dos tecelões, em 10 de março de 1953, e teve a gradativa adesão de outras categorias, como metalúrgicos de São Paulo, madeireiros, gráficos e vidreiros.
No dia 18 de março daquele ano, uma passeata chamada de “Panela Vazia” reuniu 60 mil pessoas, que caminharam da Praça da Sé até o Palácio Campos Elísios, então sede do governo do Estado, exigindo o reajuste salarial. Uma semana depois cerca de 300 mil pessoas paralisaram suas atividades laborais.

Como naquela época os Sindicatos estavam atrelados à estrutura corporativista
do Estado, os trabalhadores, na realização da Greve dos 300 mil, se organizaram partir de comitês de empresa nos locais de trabalho.

A partir desses comitês foi formado, no vigésimo dia de paralisação, o Comitê Intersindical de Greve, reunindo as categorias e estabelecendo um acordo pelo qual a greve só terminaria quando houvesse condições gerais que atingissem a todos, evitando possíveis divisionismos forjados pela Justiça do Trabalho do Estado.

Apesar de cerca de 400 grevistas terem perdido seus empregos ao voltarem aos
seus trabalhos (a presença de grevistas nas fábricas não era aceita pelos patrões), a greve foi vitoriosa em vários níveis:

Em primeiro lugar – o aumento salarial de 32% foi alcançado.

Em segundo lugar – deste processo surgiu um senso de unidade intersindical
criando condições para o surgimento do Pacto de Unidade Intersindical (PUI), que foi a primeira de uma série de entidades intersindicais, como Pacto de Unidade e Ação (PUA), o Fórum Sindical de Debates, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), fundado em 1955 atendendo à demanda de um órgão de cálculos confiável, colocado na greve dos bancários em 1951 e, mais tarde, o CGT (Comando Geral dos Trabalhadores).

Em terceiro lugar – a greve formou lideranças sindicais, como os metalúrgicos
Remo Forli, Conrado Del Papa, Henos Amorina e Eugenio Chemp, os tecelões
Nelson Rusticci, Antonio Chamorro e Luís Firmino de Lima, os gráficos José
Greco e Dante Pellacani, o vidraceiro José Chedink e o marceneiro Salvador Rodrigues, entre outros.

E, em quarto lugar – a pressão dos grevistas levou o presidente da República,
Getúlio Vargas, a nomear como novo ministro do Trabalho o então deputado federal pelo PTB gaúcho João Goulart. Em janeiro de 1954, o novo ministro começou a estudar um aumento no salário mínimo, enfrentando de um lado a mobilização dos trabalhadores nas grandes cidades por um reajuste de 100% e, por outro, a rejeição dos empresários, que propunham um aumento de 42%.

Jango concedeu o aumento de 100%, como exigia a classe trabalhadora, e devido à forte reação por parte dos empresários e da imprensa foi forçado a renunciar ao cargo em 23 de fevereiro de 1954. Mas o reajuste já estava feito e o decreto do novo salário mínimo foi assinado por Getúlio Vargas no dia 1º de maio de 1954, o Dia do Trabalhador.

*Carolina Maria Ruy é jornalista, coordenadora de projetos do Centro de Cultura e Memória Sindical

Fonte: Carolina Maria Ruy*

Últimas de Memória Sindical

Todas de Memória Sindical
NOTA SOBRE A TAXA SELIC
Força 16 SET 2026

NOTA SOBRE A TAXA SELIC

Centrais ampliam combate ao assédio eleitoral no trabalho
Força 16 SET 2026

Centrais ampliam combate ao assédio eleitoral no trabalho

“Ocupar as ruas contra ameaça aos direitos”, convoca líder do Fórum de Mulheres das Centrais
Força 16 SET 2026

“Ocupar as ruas contra ameaça aos direitos”, convoca líder do Fórum de Mulheres das Centrais

Químicos de Guaíra mobilizam categoria por reajuste real
Força 16 SET 2026

Químicos de Guaíra mobilizam categoria por reajuste real

Sintepav-BA amplia ações e diálogo nos locais de trabalho
Força 16 SET 2026

Sintepav-BA amplia ações e diálogo nos locais de trabalho

Sintrabor alerta sobre consignado oferecido pela Cogem
Força 16 SET 2026

Sintrabor alerta sobre consignado oferecido pela Cogem

Metalúrgicos SP avaliam campanha salarial e eleições de outubro
Força 15 SET 2026

Metalúrgicos SP avaliam campanha salarial e eleições de outubro

Fenepospetro lança Manifesto e defende unidade dos trabalhadores
Força 15 SET 2026

Fenepospetro lança Manifesto e defende unidade dos trabalhadores

Sinpospetro RJ orienta trabalhadores a denunciarem abusos
Força 15 SET 2026

Sinpospetro RJ orienta trabalhadores a denunciarem abusos

Encontro nacional fortalece políticas públicas de trabalho
Força 15 SET 2026

Encontro nacional fortalece políticas públicas de trabalho

Químicos de Suzano discutem pauta da Campanha Salarial
Força 15 SET 2026

Químicos de Suzano discutem pauta da Campanha Salarial

O assédio eleitoral nas relações de trabalho
Artigos 15 SET 2026

O assédio eleitoral nas relações de trabalho

Força Sindical debate conjuntura política com dirigentes
Força 14 SET 2026

Força Sindical debate conjuntura política com dirigentes

Nota de pesar – Artur Henrique, presente!
Força 14 SET 2026

Nota de pesar – Artur Henrique, presente!

IndustriALL debate futuro do setor energético na América Latina
Força 14 SET 2026

IndustriALL debate futuro do setor energético na América Latina

Comerciários se mobilizam por trabalhadores das Casas Bahia
Força 14 SET 2026

Comerciários se mobilizam por trabalhadores das Casas Bahia

Sintepav-BA garante apoio às famílias e emprego local
Força 11 SET 2026

Sintepav-BA garante apoio às famílias e emprego local

Metalúrgicos SP promovem Setembro Amarelo pela saúde mental
Força 11 SET 2026

Metalúrgicos SP promovem Setembro Amarelo pela saúde mental

Belo encontro em São Paulo
Artigos 11 SET 2026

Belo encontro em São Paulo

Sinpospetro-RJ promove curso sobre saúde mental no trabalho
Força 11 SET 2026

Sinpospetro-RJ promove curso sobre saúde mental no trabalho

Força Sindical e FENAM articulam defesa do trabalho médico
Força 11 SET 2026

Força Sindical e FENAM articulam defesa do trabalho médico

FENAM debate medidas para reduzir mortes de motociclistas
Força 11 SET 2026

FENAM debate medidas para reduzir mortes de motociclistas

Químicos de Bauru celebram 37 anos de lutas e conquistas
Força 11 SET 2026

Químicos de Bauru celebram 37 anos de lutas e conquistas

Nota – Em defesa das instituições e da democracia
Força 10 SET 2026

Nota – Em defesa das instituições e da democracia

SINTRABOR participa de encontro sindical internacional no México
Força 10 SET 2026

SINTRABOR participa de encontro sindical internacional no México

Cartilha do Sindnapi destaca protagonismo da pessoa idosa
Força 10 SET 2026

Cartilha do Sindnapi destaca protagonismo da pessoa idosa

Sinpospetro RJ avança em fiscalização nos postos
Força 10 SET 2026

Sinpospetro RJ avança em fiscalização nos postos

Porco no Rolete reúne eletricitários em Praia Grande
Força 10 SET 2026

Porco no Rolete reúne eletricitários em Praia Grande

Operação resgata 479 trabalhadores da escravidão moderna
Imprensa 10 SET 2026

Operação resgata 479 trabalhadores da escravidão moderna

MPT apoia fim da 6×1 e propõe ajuste no texto
Força 10 SET 2026

MPT apoia fim da 6×1 e propõe ajuste no texto

Aguarde! Carregando mais artigos...